O bairro Cascavel Velho recebeu a primeira edição do programa Câmara no Bairro neste sábado, 09, no salão comunitário da Paróquia Santa Luzia.
A iniciativa do Legislativo, que tem o propósito de aproximar as atividades dos vereadores e vereadoras da população, ofertou diversos serviços de cidadania, brincadeiras para as crianças e principalmente, a oportunidade para que moradores da região apresentassem suas reivindicações diretamente aos seus representantes.
Com a presença do prefeito Renato Silva, do presidente da Câmara, Tiago Almeida, dos vereadores Dr. Lauri, Cidão da Telepar, Rondinelli Batista, Hudson Moreschi, Contador Mazutti, Fão do Bolsonaro, Edson Souza, João Diego, Mauri Schaffer, Serginho Ribeiro, Sadi Kisiel, da vereadora Bia Alcantara, do secretário de esportes Suco e da presidente da OAB/Cascavel, Silvia Massaro, as atividades duraram toda a manhã.
A primeira demanda discutida foi a construção da trincheira do Cascavel Velho, obra essencial para o desenvolvimento da região e a resolução de problemas importantes de trânsito e segurança dos mais de 65 mil moradores da região sul. “Nesta semana vou ter uma reunião com nossos representantes para autorizar a licitação da construção dessa obra, porque já temos R$ 20 milhões do governo do Paraná e a autorização do DNIT que era necessária para iniciar o processo”, declarou o prefeito Renato Silva.
Outra obra anunciada foi a licitação do PAC do Esporte, projeto do Governo Federal que garante recursos para construção de Centro Esportivo Comunitário, com infraestrutura completa, incluindo campo de futebol society, quadra de basquete 3x3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. De acordo com o secretário de esportes, Suco, a licitação deve acontecer no dia 13 de agosto e o novo espaço de esporte e lazer será localizado na Rua Suécia.
Outras reinvidicações do bairro foram apresentadas por Walmir Severgnini, Adão Rodrigues, Amandio Obadoveski, Maguila Bertolino, Anderson Gromowski e Anderson Imperador. A comunidade pediu mais segurança pública, a construção de mais um colégio estadual na região, estratégias para reduzir a espera nos postos de saúde, finalização da Rota Sul, estudos para implantação de um Núcleo Industrial, ponto de descarte de lixo volumoso, operação tapa buraco, mais oferta de atividades esportivas e espaços de lazer, limpeza das bocas de lobo, pintura da sinalização horizontal das ruas, revitalização da rua Café Filho e da Rua Suíça com alargamento da via, abertura da Rua Portugal entre as ruas Roma e Angelo Zonin, providências para retirada de veículos abandonados nas calçadas impedindo o trânsito de pessoas e veículos, disponibilização de caçambas para descarte de entulhos, revitalização da rua Baú, estudos para implantação de semáforo na rua Áustria, conclusão da camada asfáltica, construção de galeria pluvial e bocas de lobo em trecho da rua Grécia, camada asfáltica também em trecho da Rua Alemanha, construção de espaço de espaço de lazer e cultura ao lado da Escola Irene Ricli, desentupimento e reforma das bocas de lobo na Rua General Valdir Martins no Jardim Veneza, construção de centro cultural esportivo para que as crianças possam ter acesso à cultura, prática de esportes e projeto para enfeitar a Rua Itália para o Natal. Outras demandas que serão entregues durante a semana aos vereadores.
“Muitos cascavelenses não conhecem a Câmara lá no Centro, não têm condições de acompanhar nossas sessões às segundas e terças-feiras ou de procurar o gabinete de seus representantes. Não queremos manter este distanciamento da população”, afirmou o presidente Tiago Almeida. Segundo ele, a Câmara no Bairro é um projeto de participação popular a ser melhorado a cada edição, que chegue na área urbana e na área rural, sem distinção.
O vereador Mauri Schaeffer, morador da região, falou sobre a importância de buscar conhecer as dificuldades de cada bairro e ser o elo entre a comunidade e a prefeitura. “Estamos ajudando na regularização do Loteamento Mundo Novo, pedindo mais moradias populares, vagas nos CMEIs e Escolas Municipais e melhoria nas condições de trânsito e mobilidade destes moradores”, defendeu.
Serviços
Durante a manhã, estiveram à disposição da população inúmeros serviços de cidadania com atendimentos prestados pela Ordem dos Advogados (OAB/Cascavel) e as comissões de Advocacia Iniciante, Métodos Adequados para Tratamento e Resolução de Conflitos, Direito em Trânsito, Mulher Advogada, Direitos da Pessoa Idosa, Direito Bancário, Defesa dos Direitos Humanos, Famílias e Sucessões, OAB SOCIAL, Direito Imobiliário, Previdenciário e ainda os serviços da Univel, com auriculoterapia, glicemia capilar, consultoria jurídica, oficina das emoções com o curso de Psicologia, recreação para as crianças e orientações sobre a importância do exercício físico com o curso de Educação Física e Instituto Mix com corte de cabelo, massagem, manicure e outros atendimentos.
A banda do Exército também fez participação especial no evento, com a autorização do Comandante Evandro Luis Amorim Rocha, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Assessoria de Imprensa/CMC