Mais de 800 pessoas prestigiaram a entrega do título de Cidadão Honorário de Cascavel ao empresário Renato Silva, em Sessão Solene da Câmara de Vereadores realizada na noite de sexta-feira (26) no auditório da Univel. “Um líder da nossa comunidade, que sempre participou de ações em prol do desenvolvimento da cidade” – asseverou o autor do projeto de lei concedendo a honraria, Vanderlei Augusto da Silva.
Além de diversos vereadores, a Sessão Solene contou com as presenças do senador Roberto Requião, do prefeito Edgar Bueno; do representante do governador Beto Richa, secretário Ratinho Júnior; deputados estaduais Adelino Ribeiro, Élio Rusch, Leonaldo Paranhos, Nereu Moura e Professor Lemos, e deputado federal Osmar Serráglio, juntamente com dezenas de autoridades representando a sociedade civil, Poder Judiciário e os líderes religiosos Dom Lúcio Ignácio Baumgartner e Dom Mauro Aparecido dos Santos.
“Renato Silva construiu uma trajetória empresarial de sucesso, sem nunca se esquecer de valorizar suas origens humildes” – afirmou o presidente da Câmara, Gugu Bueno, para quem “dois grandes exemplos de sua postura empreendedora e ao mesmo tempo sintonizada com as aspirações comunitárias são a Univel e a Rádio Colmeia”.
O senador Roberto Requião lembrou a antiga amizade que o une ao homenageado, razão que o levou a estar presente ao evento. Representando a família de Renato – que estava festejando aniversário, bem como os 20 anos de fundação da Univel – falaram a esposa, Ódina, e o filho, Lucas Silva. Emocionado, Renato Silva assistiu a um vídeo sobre sua trajetória de vida e agradeceu a honraria, cujos méritos dividiu com familiares e colaboradores.
HISTÓRICO
Catarinense de Rio do Sul, onde nasceu em 26 de Fevereiro de 1951, Renato começou a trabalhar cedo ajudando os pais na lavoura. Após residir em Tapejara, Norte do Paraná, mudou-se para Cascavel em 1975, aos 24 anos, trabalhando inicialmente no Moinho Corbélia (hoje Moinho Badotti), onde ficou por 10 anos vendendo farinha e arroz.
Em 1982 foi eleito vereador com 1.749 votos, exercendo o mandato de 1983 a 1988 e ocupando a Presidência da Câmara nos anos de 1987 e 1988, perído em que foi prefeito por uma semana. Comandou ainda as Secretarias de Administração e de Indústria e Comércio do município. Em 1985 Renato Silva abriu sua primeira empresa, a CristalSilva, comprava açúcar, empacotava e vendia.
Em 1989 adquiriu a Rádio Colméia, que se consolidou como uma das rádios mais ouvidas na cidade e região. Alguns de seus locutores fizeram e ainda fazem a história da comunicação local, como Edson Moraes, Paulo Martins, Bolivar "Cacau" Negreiros, Lourival Neves, Zé Pipoca e os irmãos Ari e Darci Israel.
Em 1995 iniciou a luta para que Cascavel tivesse a primeira faculdade particular e um ano depois, a Univel já era realidade, ofertando inúmeros cursos e preparando até hoje mais de 10 mil pessoas para o mundo do trabalho.
Em 1998 foi candidato a deputado federal e recebeu a maior votação alcançada até então, por um postulante do Município de Cascavel a uma vaga na Câmara Federal, com quase 45 mil votos.
(Assessoria de Imprensa/CMC)