O vereador Paulo Porto (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cascavel nesta segunda-feira (26/10) para apresentar denúncia do Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Cascavel) referente ao desrespeito das empresas que exploram os serviços de transporte público no município junto a seus trabalhadores.
Segundo informações do sindicato, os cobradores de ônibus estariam sendo obrigados a fazer a ‘segurança’ de terminais de transbordo. "Há algumas semanas os cobradores estão atuando de maneira irregular e irresponsável como ‘vigias’ e ‘seguranças’ de terminais. Irregular porque não há nenhuma capacitação para o desempenho dessa função e irresponsável porque coloca em risco a segurança dos usuários e dos próprios cobradores".
Para Porto, esse desvio de função é mais um reflexo da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica em Cascavel. "Quando foi votada a lei havia o compromisso de que os cobradores fariam novos cursos e iriam ser reaproveitados em outras funções internas e burocráticas, porém isso não vem ocorrendo", comentou o vereador.
O parlamentar afirmou que novamente as empresas demonstram seu desrespeito ao usuário do transporte coletivo da cidade. "Parece que a questão da segurança do cobrador ou do usuário é o que menos interessa para essas empresas, que apenas tem o interesse na maximização de seus lucros, seja cortando postos de trabalho ou cortando direitos e gratuidades".
Porto afirmou que cobrará providências em relação as denúncias do sindicato ao Ministério Público, prefeitura e da Cettrans (Companhia de Engenharia Transporte e Trânsito), responsável pelos terminais de transbordo.
(Julio Carignano/da assessoria do vereador Paulo Porto)