Colégio do Cataratas recebe aplausos pela conquista de prêmios do MEC e do estado

Com uma Moção de Aplausos proposta pelo vereador Valdecir Alcantara (Patriota), a Câmara Municipal homenageou na sessão de terça-feira (06) o Colégio Estadual Cívico Militar Cataratas pela conquista de duas importantes certificações no ano de 2022, uma federal e outra estadual. A diretora Damares Antunes Voiski recebeu a moção, sob os aplausos de mais de uma centena de alunos e alunas da escola.

Em novembro do ano passado, o Colégio Cataratas recebeu a certificação do Ministério de Educação e Cultura (MEC) como melhor atividade de Boas Práticas da região Sul do país no tema do Dia da Consciência Negra. A atividade premiada chamava-se “Dia da Consciência Negra – Um dia de todos”, com apresentações voltadas à cultura e à arte de origem africana no Brasil.

Do Estado do Paraná veio a outra premiação. O Colégio Cataratas foi a única escola do modelo cívico militar a receber a Certificação Ouro da Secretaria de Estado da Educação (Seed), pela soma de todos os projetos desenvolvidos na instituição ao longo do ano de 2022. O Colégio Cataratas se tornou uma Escola Cívico Militar (ECIM) em janeiro de 2021.

Em sua fala, Valdecir destacou a adoção do novo modelo como decisiva para a conquista dessas certificações. “Os resultados obtidos são muito expressivos para o tempo de trabalho desenvolvido, revelando a grande vocação da ECIM para o sucesso e a obtenção de metas cada vez mais ousadas, transformando nossos jovens estudantes em pessoas melhores e vitoriosas. Os resultados só foram possíveis através de dedicação, paciência, esforço e muitas horas de planejamento e de execução por parte de todas as pessoas que integram a maravilhosa família da ECIM Cataratas”, disse ele.

Após receber a moção, foi a vez da diretora Damares Voiski agradecer pela distinção. “Agradeço a esses alunos maravilhosos, que eu amo tanto, e a essa escola em que trabalho desde 1988. E por poder fazer parte desse modelo de gestão, pois as atividades ali realizadas mostram que os nossos alunos sabem fazer o melhor. Isso se deve a uma das prioridades desse modelo, que é a frequência escolar. Em nossa escola, o modelo cívico militar não representa, em hipótese alguma, a militarização da escola. Temos uma equipe militar que soma com a equipe pedagógica em todas as atividades do dia a dia, inclusive com a busca ativa dos alunos para garantir a frequência. Eles nos auxiliam, e aí está o resultado”, explicou ela.

Além da diretora, participaram da cerimônia Luciana Paulista, chefe do Núcleo Regional de Educação de Cascavel, e o capitão Francisco Kirchmeyer, Oficial de Gestão Escolar.