Assim que retornar de uma licença médica, o secretário de Educação de Cascavel, Valdecir Nath, prestará esclarecimentos à reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal sobre o caso envolvendo a Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola. A garantia foi dada em plenário nesta terça-feira (1º/12) pelo líder do governo Edgar Bueno no Legislativo, vereador Claudio Gaiteiro (PSL).
Em contato com a Secretaria de Educação de Cascavel, o vereador Paulo Porto (PCdoB), que apresentou nesta segunda-feira (30/11) requerimento convocando o secretário a prestar esclarecimento no prazo de uma semana na sede do Legislativo, foi informado que devido a licença médica de Valdecir Nath, ele encaminharia uma representante. Mediante o compromisso do líder do governo, Porto retirou o requerimento. "Fomos informados que o secretário, que se encontra em licença médica, mandaria um representante na Câmara, porém o que nos interessa é ouvir o titular da pasta. Somente ele poderá responder alguns questionamentos", comentou Porto.
Nesta terça-feira (1º), pais e alunos da Escola Gladis Tibola estiveram na sessão da Câmara e a mãe de um aluno da escola fez o uso da tribuna e leu uma carta aberta à comunidade sobre a luta da comunidade, das condições físicas da escola e dos compromissos firmados pelo Executivo. Porto adiantou o convite para que a comunidade esteja presente na reunião da Comissão de Educação com a presença de Valdecir Nath, em data a ser confirmada, e que será aberta a comunidade.
Há quase dois anos, professores, pais e alunos da Escola Municipal Professora Gladis Maria Tibola, na área central de Cascavel, aguardam a construção da nova escola em substituição a antiga unidade, uma edificação condenada e ao atual espaço improvisado, inadequado para à prática educacional. Porém, recentemente, a comunidade escolar foi surpreendida pela decisão anunciada pelo prefeito Edgar Bueno (PDT) que o local onde seria construída abrigará um complexo prisional.
(Julio Carignano, da assessoria do vereador Paulo Porto)