Em reunião realizada ontem, segunda-feira (02), os membros que integram a Comissão de Acessibilidade fizeram a apresentação oficial do relatório que analisa quais as reais necessidades das pessoas com deficiência no que diz respeito ao acesso e uso da estrutura física da Câmara e também das mudanças atitudinais que precisam ser implementadas para melhor receber a população.
O relatório, preparado pela arquiteta assessora da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, Cássia Ricardo e pelo arquiteto Felix Ichikawa, da SEPLAN (Secretaria de Planejamento), também propôs soluções para todos os problemas apontados.
Dentre os pontos levantados está a necessidade de reforma da calçada em todo o perímetro do prédio, marcação no piso de acesso de pessoas em cadeira de rodas, ausência de direcionamento de deficientes visuais para acesso ao prédio, porta de correr que normalmente permanece fechada, dificultando o acesso de pessoas em cadeira de rodas e com deficiência visual, hall de entrada com espaço muito amplo, limitando a orientação espacial de pessoas com deficiência visual, balcão com altura incompatível para pessoas em cadeira de rodas ou com baixa estatura, banheiro fora das normas, ausência de acesso pelo plenário à área superior para pessoas com deficiência motora, ausência de espaço reservado à cadeiras de rodas, altura da tribuna incompatível, ausência de sinalizador tátil de alerta no piso junto à porta do elevador, de placa de sinalização tátil nos corrimãos e de sinalizador visual de degraus, sinalização tátil em Braille ou texto em relevo nas portas, site não adaptado para acesso das pessoas com deficiência e funcionários da recepção sem treinamento específico.
Todos os problemas possuem, em sua maioria, soluções de baixa complexidade. No caso do site, já estão sendo realizados estudos para adaptação. Também estão previstas obras que corrijam as dificuldades de acesso ao prédio e instalações através do projeto que cria parceria entre a Câmara e os cursos de arquitetura da cidade para escolha de propostas de revitalização interna e externa da Casa.
O vereador Pedro Martendal, proponente da Comissão de Acessibilidade ressaltou que “o trabalho não acaba com a entrega oficial do relatório à Mesa Diretora, já que estaremos junto com os representantes das entidades acompanhando a execução das obras”.
Participaram da vistoria e da finalização do relatório as entidades, Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), Surdovel (Associação dos Surdos de Cascavel), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Acadevi (Associação Cascavelense de Pessoas Com Deficiência Visual), além da responsável pela Comissão de Acessibilidade da OAB/Cascavel, e assessora especial do vereador Mardental, Loraine Alcântara e representantes do Corpo de Bombeiros de Cascavel.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Vereador Martendal acredita que o trabalho da Comissão não acabou
Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal