Representada pelos vereadores João Paulo (PSD) e Romulo Quintino (PSL), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal esteve com o Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) nesta quinta-feira (6), na fiscalização de agências bancárias de Cascavel.
Atendendo a uma solicitação dos vereadores, o Procon visitou diversos bancos, públicos e privados. Foram checados alguns itens básicos previstos pelas leis municipais e estaduais que regem o atendimento ao público. Dentre eles, foram inspecionadas as seguintes regras: tempo de atendimento, escala de caixas, presença de biombos, afixação em local visível do Código de Defesa do Consumidor e da tabela de tarifas cobradas pelo banco, existência de caixas eletrônicos e assentos prioritários, bebedouro, banheiro, além de piso tátil.
Os vereadores explicam que fiscalizar é fundamental, já que a Comissão tem recebido muitas reclamações da população cascavelense sobre filas e outros problemas nas instituições bancárias. Na visita de hoje, irregularidades foram encontradas em algumas agências, como falta de biombo que assegure o sigilo nas transações feitas nos caixas e número de atendentes insuficiente.
Reclamações e sugestões sobre o atendimento nos bancos, ou transgressões do direito do consumidor em outros locais, podem ser feitas ao Procon através do telefone 151 ou para a Ouvidoria da Câmara, pelo telefone (45) 3321-8800.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/ CMC
Legenda: Comissão de Defesa do Consumidor e Procon na fiscalização dos bancos
Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria da Câmara Municipal