Os vereadores Fernando Winter, Pedro Martendal e Professor Paulino decidiram ampliar os locais visitados pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e desde a última quinzena de setembro tem fiscalizado também os espaços esportivos e de lazer. Até o momento, a comissão visitou cerca de 20 instituições escolares para conhecer as necessidades da Rede Municipal de Ensino, bem como verificar os esforços feitos pelos profissionais na busca para melhorar nossa educação. Além disso, conheceu de perto as dependências do Teatro Municipal e da Biblioteca Pública Municipal.
Esporte e lazer
Em setembro, a comissão já visitou a obra do Centro Poliesportivo do Jardim Veneza, que ainda está em obras e é considerado de extrema importância para a comunidade. O local abrigará futuramente uma unidade do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados.
Na última quarta-feira (23), a comissão visitou o Centro Esportivo Ciro Nardi, inaugurado em 14 de novembro de 1981. O centro possui instalações da época de sua inauguração, com poucas mudanças, porém, é bastante frequentado moradores que querem praticar esporte. O Ciro Nardi oferece é um espaço gratuito para treino para atletas amadores e profissionais e também como local de lazer.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Wanderley Faust, acompanhou a visita e informou à comissão que já está elaborando um projeto de revitalização que custará aproximadamente R$ 3 milhões de reais. Nele estão previstos ampliação da pista de caminhada, revitalização das quadras esportivas, pista de skate, parque infantil, troca de brinquedos do parque, piso emborrachado próprio para a pista de corrida, entre outras reformas, pintura e troca da rede elétrica.
“O grande desafio é a captação dos recursos necessários à revitalização”, afirmou o secretário, Wanderlei explicou ainda que Cascavel necessita de uma arena moderna para o futsal, por receber jogos importantes e sempre com grande presença de público. Com a construção desta arena, cada ginásio de esporte existente poderia centralizar um esporte como vôlei, basquete, futsal, entre outros.
A Secretaria de Esportes tem atualmente cerca de 70 funcionários e é responsável por todos os equipamentos esportivos da cidade, inclui-se ai sua manutenção e o desenvolvimento de projetos. A maior deficiência no momento é de orientadores físicos com carga horária de oito horas diárias. Para o secretário, “é necessário a realização de concurso para profissionais com oito horas, pois, desta maneira o profissional fica mais tempo a disposição podendo assim ampliar o atendimento nos cursos e projetos”.
Na visita, a comissão conheceu também o espaço destinado ao boxe no centro esportivo, a academia do treinador Rubens San Perruchon que mostrou aos membros da comissão suas medalhas, cinturões, reportagens de vitórias e de sua trajetória e também explicou como funcionam as aulas ministradas a diversas faixas etárias.
A comissão se comprometeu a acompanhar e buscar articular a possibilidade de mais recursos para a Secretaria de Esportes. Fernando Winter explicou que “a iniciação ao esporte é um dos fatores determinantes para uma vida saudável e também de convívio e respeito ao próximo, valores que são comuns às diversas modalidades esportivas”.
Assessoria de Imprensa/CMC