Nesta sexta-feira (02), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto realizou uma reunião com o presidente diretor da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), João Batista Cunha Jr., com o diretor geral do campus do Instituto Federal do Paraná em Cascavel, Luiz Carlos Eckstein, e o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão Edson Luiz Reginaldo. A comissão é formada pelos vereadores Professor Paulino, Pedro Martendal e Fernando Winter.
A iniciativa teve como principal objetivo discutir as demandas da comunidade para criação de escolas do campo, especialmente ofertando cursos voltados para a área agrícola e tecnológica.
Tanto a FUNDETEC quanto o IFPR- Cascavel manifestaram seu interesse na realização de convênios e parcerias para a implantação de cursos de capacitação profissionalizante e também parceria no uso dos laboratórios e instalações da FUNDETEC.
Nesta reunião, foi dado o primeiro passo no sentido de buscar parcerias futuras e captação de recursos para realização de tais cursos. Luiz Carlos Eckstein assegurou que levará a demanda para a reitoria do IFPR, procurando verificar os instrumentos legais e a disponibilização de recursos humanos, principalmente professores, para atuar nos cursos.
A comissão oportunizou a aproximação entre as duas instituições com o objetivo de encontrar soluções para novos cursos e capacitação técnica no município. O diretor presidente da Fundetec, João Batista Cunha Jr. considera que o apoio dos vereadores neste caso é de suma importância.
Pedro Martendal comenta “não é simples estabelecer parcerias e convênios deste porte, mas como comissão entendemos que em médio prazo Cascavel poderá oferecer mais oportunidades aos jovens quanto à tecnologia e a agricultura”.
Cascavel já é um importante polo na área de agricultura e desenvolvimento tecnológico agrícola, faltam, porém, iniciativas que garantam o acesso dos jovens à formação e capacitação. A comissão entende que futuramente Cascavel pode se tornar um centro de referência com a parceria conjunta das instituições de ensino e das fundações de apoio e fomento à tecnologia. Os membros da comissão comprometeram-se em continuar acompanhando o diálogo entre as instituições.
Assessoria de Imprensa/CMC