Notícias

Comissão de Educação visita setor de merenda do município

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara conheceu nesta sexta-feira (06) o setor responsável pela administração e distribuição da merenda escolar em Cascavel. A comissão é integrada pelos vereadores Fernando Winter (PSC), Pedro Martendal (PV) e Professor Paulino (PT).

O orçamento do município para merenda escolar é de R$ 10,5 milhões, dos quais R$ 3,45 milhões são repasse do Governo Federal. O setor conta com 26 servidores com uma equipe de quatro nutricionistas, responsável pela compra de alimentos, acompanhamentos das especificações técnicas e também elaboração do cardápio mensal, baseado nas orientações nutricionais da Organização Mundial da Saúde e legislação federal. As nutricionistas também visitam as CMEIs regularmente e orientam o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e distribuição dos utensílios da cozinha.

A Secretaria Municipal de Educação distribui aproximadamente 50 mil refeições/dia para as 29 mil crianças da rede municipal de ensino, contando o lanche da manhã e da tarde, almoços nas CMEIs e escolas em tempo integral, alimentação específica para crianças com restrição alimentar e fornecimento de fórmula para bebês de até um ano.

Os vereadores questionaram a aquisição de produtos da agricultura familiar para merenda e foram informados de que 28 itens estão na lista, provenientes da Agrivel. Compõe a lista: alface, cheiro verde, brócolis, alho, banana, ovos, files de tilápia, macarrão, leite, iogurte e também produtos orgânicos.

A exigência do FNDE é de que o município utilize no mínimo 30% da verba federal para compra de produtos dos pequenos produtores locais. Em Cascavel, em 2015, a prefeitura gastou 57% da verba federal com estes produtos e este ano a previsão é de que este percentual suba para 68%.

Assessoria de Imprensa/CMC