A estrutura da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel) chamou a atenção positivamente de uma comitiva composta por 30 peruanos, na maioria por representantes de cooperativas agrícolas, ONGs voltadas ao setor produtivo e membros da Universidade Nacional, que esteve em Cascavel na terça-feira (13).
Após serem recepcionados na Fundetec pelo prefeito Edgar Bueno e pelo seu presidente, João Batista Cunha, além de secretários municipais, o grupo esteve na Câmara de Vereadores, onde seus integrantes conversaram com o presidente do Legislativo, Gugu Bueno.
O padre José De Bernardi, coordenador da missão técnica, explica que o grupo está em busca de formas práticas de melhorar a qualidade de vida para o futuro. Eles buscam ainda o auxílio da Fundação para montar uma estrutura na região norte do Peru, voltada ao agronegócio.
“A Fundetec tem logrado êxito nesses mais de 20 anos, com sucesso, independente das mudanças de governo, o que para nós é um exemplo, uma vez que no nosso País isso é uma calamidade. Ficamos impressionados com a maneira com que Cascavel avança e dá continuidade à pesquisa e inovação. É esse modelo que buscamos”, destacou o coordenador.
Formada por representantes de cinco províncias do norte do Peru, a comitiva conta com advogados, produtores de café, gerentes de mercado, professores e representantes de instituições de crédito. “Receber este grupo e conhecer a opinião de seus integrantes mostra que as experiências e nos acertos de nossa metrópole em construção chamam a atenção dos diversos setores”, disse Gugu Bueno.
(Assessoria de Imprensa/CMC, com informações da Secom)