Notícias

Comunidade Resistência Camponesa de Cascavel inaugura agroindústria

A semana foi de comemoração do trabalho coletivo e cooperado com a inauguração da agroindústria de beneficiamento de mandioca orgânica da comunidade Resistência Camponesa de Cascavel.

A conquista das 50 famílias vai garantir a continuidade da entrega do alimento para escolas públicas da região, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A comercialização é feita a partir da Cooperativa da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (Copcraf), na qual os agricultores são associados.

O economista Eduardo Moreira foi convidado especial. "Quero parabenizá-los por essa conquista e também por dar conta de conseguir estrutura sem financiamento público, sem verbas de banco, com a mídia jogando contra. Ao longo dos meus 20 anos de carreira, eu não encontrei alguém que se organize como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra", afirma.

A vereadora Professora Liliam (PT), ao lado de lideranças políticas e da comunidade, também fez parte da inauguração. "Esta conquista é mais um passo importante para o projeto que o Movimento vem propondo de produzir alimentos de qualidade para a população e garantir melhores condições de vida às famílias assentadas. Sabemos que a agricultura familiar é responsável por 70% de tudo que se come no país. Nosso município precisa fortalecer isso com políticas públicas assertivas", destaca a parlamentar.

Ângela Gonçalves, moradora do Resistência e liderança, destaca a importância da agroecologia enquanto ciência, movimento, prática, educação, aliada a um projeto de produção agrícola, que se baseia em novas relações humanas e de produção. "Nós temos um espaço de vida, onde as pessoas se misturam com a terra, convivem com a natureza e, por isso, vamos começar a produzir cada vez mais vida".

Assessoria de Imprensa/CMC