Notícias

Consamu recebe moção de apoio da Câmara

Os vereadores Jorge Bocasanta, João Paulo, Jaime Vasatta, Nei Haveroth, Ganso sem Limites, Professor Paulino e Celso Dal Molin encaminharam para votação nesta terça-feira (05) a Moção 05/2016, que expressa aplausos aos Servidores Municipais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU. Na Moção, os vereadores reconhecem “o incansável trabalho dos servidores do Consamu na defesa diária da vida, cujos profissionais estão o tempo todo atendendo nossos pacientes, socorrendo-os e salvando suas vidas”. O documento foi aprovado por unanimidade.

O Consamu presta serviços de urgência e emergência a 43 municípios do Oeste e desde sua criação em 2003, já atendeu mais de 155 mil pacientes. O consórcio possui cerca de 300 funcionários que compõe equipes com profissionais habilitados para prestar serviços de atenção integrada. O secretário-executivo do Consamu, José Peixoto da Silva Neto, explica que “atualmente o Consamu consegue atender de forma satisfatória todos os municípios da região, fazendo não apenas o atendimento inicial, mas toda a regulação das unidades de leitos hospitalares”.

Gugu Bueno, presidente da Câmara, comentou “sabemos de todas as dificuldades que a saúde enfrenta e temos plena ciência de que o Consamu tem feito a sua parte, porém, cabe a nós vereadores continuar lutando para melhorar o número de leitos e dar mais condições para estes profissionais trabalharem”.

Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar e organizar a rede de urgência no país. Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.

Assessoria de Imprensa/CMC