​Contador da Câmara, Paulino Rodrigues, recebe reconhecimento da Casa

Nesta terça-feira (03), foi entregue uma homenagem de Voto de Louvor e Congratulações ao contador da Câmara de Cascavel, Paulino Roberto Rodrigues, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Legislativo e em alusão ao dia do Contabilista, comemorado no dia 25 de abril. Paulino esteve na sessão acompanhado da esposa, Vilma Zélia Corso, das filhas Raquel e Carolina e dos colegas servidores da Casa. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC).

Paulino Roberto Rodrigues é filho de Pedro José Rodrigues e Rosa Barcelo Rodrigues, natural de Alto Piquiri-PR. Desde os nove anos de idade sempre trabalhou para ajudar a família, de atendente de bar a boia fria. Morou em Campo Bonito-PR, onde aos 13 anos trabalhava como apontador na serraria Sbaraini, depois mudou-se para Ibema-PR onde permaneceu até os 16 anos. Aos 17 anos mudou-se sozinho para Cascavel-PR em busca de emprego e estudos.

Seu primeiro emprego foi como pacoteiro nas Casas Pernambucanas por 40 dias, trabalhando de dia e estudando à noite no Colégio Eleodoro Ébano Pereira, depois foi para o Colégio Wilson Joffre.

Seu segundo emprego foi nas Lojas Prosdócimo S/A, de 1977 a 1982, no início como auxiliar de escritório. Com seu primeiro salário, alugou uma casa no bairro Cancelli, comprou a prazo um fogão a gás, uma geladeira, roupas de cama e banho, e buscou a família, pai, mãe e três irmãos para morarem com ele todos juntos aqui em Cascavel, sendo o principal provedor da família.

Depois de seis meses passou a atuar como vendedor. Em 1978 fez inscrição na Cohapar para conseguir a tão sonhada casa própria de alvenaria no bairro Guarujá e teve sua inscrição aceita apesar da pouca idade, visto que era arrimo de família.

Aos 21 anos, casou-se com Vera Lúcia Guadagnin, até 1985, com a qual teve um filho Everto Luiz Rodrigues. Casou-se com Vilma Zélia Corso em 1986, com quem segue casado até hoje e com quem teve duas filhas, Carolina Corso Rodrigues e Raquel Corso Rodrigues. Paulino é avô de Francisco Rodrigues Marques, de três anos.

Seu terceiro emprego foi no Banco Bradesco S/A, onde entrou como digitador em formação, passou por vários cargos até chegar a gerente de agência, trabalhou nas cidades de Cascavel, Toledo, Arapongas e por último na sua cidade natal em Alto Piquiri. Foram 24 anos e meio, de 1983 a 2007.

Na época em que trabalhou no Bradesco, passou a ser exigido nível superior, e com incentivo de sua esposa optou por fazer a inscrição para o curso de Ciências Contábeis. Fez o primeiro vestibular da Fecivel, para a primeira turma do curso de Ciências Contábeis no período matutino. Fez a graduação com a esposa.  Paulino foi o primeiro da família a concluir o nível superior, motivo de orgulho dos pais e demais familiares.

Em 2008, fez o concurso para a vaga de contador da Câmara Municipal de Cascavel, passando em primeiro lugar, sendo convocado em 1° de julho de 2008 para tomar posse. Até hoje, Paulino responde pelo setor.

“Paulino representa bem a homenagem que quisemos fazer ao Dia do Contabilista, tendo em vista sua história de vida inspiradora e sua carreira na área contábil”, destacou o presidente, Alécio Espínola.

“Sua atuação como contador da Câmara Municipal de Cascavel, garantindo todas as contas aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, demonstra sua competência e comprometimento com a ética e a transparência na gestão pública. Paulino é um profissional exemplar que merece ser homenageado e reconhecido por sua trajetória de vida e carreira”, destacou o presidente.