Foi assinado nesta sexta-feira (9) convênio entre a Câmara Municipal de Cascavel, a FAG (Faculdade Assis Gurgacz) e UNIPAR (Universidade Paranaense) para promoção do concurso que escolherá o melhor projeto acadêmico de Arquitetura e Urbanismo para a área externa e interna da Câmara.
A parceria valoriza a criatividade, a inovação e a capacidade técnica dos estudantes de Arquitetura das duas instituições ao mesmo tempo em que oferece uma contrapartida social e econômica para a Casa de Leis. Marcio Pacheco, presidente da Câmara, ressalta que “o projeto é uma oportunidade importante para que os acadêmicos mostrem seu trabalho e também uma forma de otimizar os recursos utilizados pela Câmara, uma bandeira importante da nossa gestão”.
Os projetos de revitalização das instalações do Legislativo atenderão os critérios de criatividade, originalidade, qualidade estética, comunicação visual e conforto ao usuário.
Para estabelecer os critérios de seleção e celebrar a parceria, estiveram presentes na assinatura do termo, o diretor da Unipar Cascavel Gelson Uecker, o diretor geral da FAG, Sergio de Angelis, a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores, Solange Smolarek Dias, o arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, Emerson Santos, o arquiteto e professor da FAG, Fúlvio Feiber e o procurador jurídico da Câmara, Pascoal Muzeli Neto.
O concurso
Cada instituição selecionará os três melhores estudos, que posteriormente participarão da seleção organizada pela Câmara. Podem participar alunos do 1º ao 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, organizados em grupos de quatro alunos em conjunto com um professor orientador.
O prazo para entrega dos trabalhos é 18 de outubro, período após o qual uma comissão julgadora formada pelo presidente da Câmara, membros da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, arquitetos de notório conhecimento, vereadores, servidores efetivos, um representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Cascavel e o procurador da Câmara entregará à equipe vencedora o diploma de Honra ao Mérito.
Acessibilidade
A proposição dos projetos levará em conta também os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Acessibilidade da Câmara, que já realizou uma vistoria completa dos problemas físicas e atitudinais da Casa juntamente com as entidades que representam as pessoas com deficiência em Cascavel e elaborou um relatório com todas as adaptações necessárias.
Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Pascoal Muzeli Neto, Sérgio de Angelis, Solange Dias, Fulvio Feiber, Emerson Santos, Marcio Pacheco e Gelson Uecker
Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal