Na manhã desta segunda-feira (04), o coordenador do Procon em Cascavel, Pedro Sampaio, esteve na Câmara prestando esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela entidade no município.
A solicitação foi feita através do Requerimento 95/2015, de autoria do vereador João Paulo (PSD). O vereador é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização dos Serviços Públicos Municipais, que tem realizado visitas periódicas às agências bancárias e constatou a necessidade de obter informações precisas a respeito da fiscalização feita pelo Procon.
Pedro Sampaio explicou que o Procon/Cascavel está ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da prefeitura e atende, em média, oito mil pessoas por ano, com um índice de resolução de cerca de 92% dos casos. Atualmente o órgão tem 30 colaboradores e oitos fiscais atuando diretamente na inspeção dos estabelecimentos.
“Nós temos atuado na fiscalização de bancos, supermercados, controle de publicidade enganosa ou abusiva e estamos planejamento trabalhar mais intensamente na conscientização dos direitos do consumidor nas escolas”, esclareceu o coordenador.
Após os esclarecimentos de Pedro Sampaio, os vereadores fizeram questionamentos ao coordenador. João Paulo indagou a respeito das filas de atendimento dos bancos, cumprimento das normas municipais, estaduais e federais no que diz respeito às pessoas com deficiência e precisão do aferimento do tempo de espera.
Fernando Winter (PTN), lembrou aos presentes do tópico campeão de reclamações no país: os serviços de telefonia. O coordenador do Procon explicou que também em Cascavel chegam muitas denúncias de irregularidades nesta área e que está sendo feito um trabalho de fiscalização nas revendas e junto às operadoras.
Assessoria de Imprensa/CMC