Notícias

CPI DA SAÚDE | Canais para denúncias e sugestões já estão à disposição da população

A primeira reunião ordinária da CPI da Saúde (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara de Vereadores aconteceu com pauta cheia na tarde desta segunda-feira (5). Os parlamentares que compõem a comissão, Gugu Bueno (PR – presidente), João Paulo (PSD – relator) e Jaime Vasatta (PTN – membro) deliberaram sobre uma série de questionamentos que serão remetidos aos setores que fazem gestão da Saúde em Cascavel, como também já anunciaram os canais de comunicação disponibilizados para que a população possa contribuir com informações.

No Portal da Câmara está disponível o link FALE COM A CPI (http://www.camaracascavel.pr.gov.br/cpidasaude) com um formulário para o relato de denúncias e sugestões. Também já está em funcionamento o e-mail cpisaude@camaracascavel.pr.gov.br, além do telefone (45) 3321-8888. A CPI também disponibilizará nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) urnas para que a população possa depositar relatos sobre problemas no setor da saúde.

QUESTIONAMENTOS
Outro ponto já definido durante a reunião, trata da elaboração de uma série de questionamentos que serão remetidos à Secretaria de Saúde do Município como também à Regional de Saúde.

De acordo com o presidente da CPI, Gugu Bueno, junto à administração municipal busca-se respostas sobre quantos funcionários dispõe o setor, onde estão lotados, quais são as jornadas de trabalho, como é realizado o controle do registro de ponto funcional, quantos exames foram realizados nos últimos três meses, qual a participação de Cascavel CISOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), dentre outras indagações.

Os membros da CPI também encaminharão perguntas à Regional de Saúde com sede em Cascavel, que tratarão sobre o número de leitos do SUS disponíveis no município, média de ocupação, além dos critérios de ocupação dos mesmos.

OUVINDO A COMUNIDADE
A CPI atuará de forma itinerante e deve agendar já na próxima semana uma reunião com o Conselho Comunitário, com o objetivo de estabelecer um cronograma de trabalho e que alcance às demandas de todas as regiões de Cascavel.

“Precisamos de coerência e seriedade na condução dos trabalhos. Não podemos iniciar as oitivas com os gestores do setor de saúde, sem antes fazer um diagnóstico dos problemas existentes. A participação da população é fundamental para que possamos dispor de um amplo banco de informações”, explicou Gugu Bueno.

POR JEFFERSON LOBO | ASSESSORIA DE IMPRENSA | CMC
cpisaude

LEGENDA:
Membros da CPI da Saúde: Jaime Vasatta (membro), Gugu Bueno (presidente) e João Paulo (relator)

cpisaude2

Foto: Flávio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Municipal