Em nova oitiva realizada na manhã desta quinta-feira (12), às 9h30, os vereadores ouviram o depoimento das coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Cristóvão e Santa Cruz.
O primeiro depoimento foi de Maria Elisa Donadel dos Santos, responsável pela UBS do São Cristovão. Maria Elisa é funcionária há 15 anos e há sete atua como coordenadora. A auxiliar de enfermagem explicou que as consultas são distribuídas por cotas, sendo necessário que os pacientes aguardem na fila, pois o agendamento é feito por ordem de chegada. Ao ser questionada sobre o excesso de pessoas esperando, a coordenadora explicou que o movimento aumentou muito com o fechamento da UBS do Brasmadeira, bairro vizinho ao São Cristovão. A unidade, que antes atendia até às 13h, atende atualmente até às 17h.
São atendidas, de acordo com Maria Elisa, cerca de mil pessoas por mês. A maioria dos médicos atende em regime de três horas e são distribuídas 15 fichas e uma a mais, para casos de emergência. A coordenadora afirmou, “posso garantir que os médicos cumprem seu horário integralmente e atendem por pelo menos 15 minutos cada paciente”. Segundo ela, não falta material básico nem medicamentos, porém, consultas em algumas especialidades médicas demoram até um ano para serem agendadas.
O último depoimento do dia foi de Marise Neumann Fin, da UBS do bairro Santa Cruz. A profissional está no cargo há um ano e dois meses, mas sua fala trouxe poucas informações ao inquérito da CPI. Conforme explicou ela, a Unidade funciona das 7h da manhã às 19h e conta com dois médicos ginecologistas, dois pediatras e três clínicos gerais. Marise disse que os médicos cumprem os horários, mas não soube definir qual é a jornada de cada profissional, nem quanto tempo é despendido para as consultas, “a conduta do médico dentro do consultório é por conta dele”, finalizou a coordenadora.
Convocado para depor nesta quinta-feira, o diretor técnico do CONSAMU, Rodrigo Nicacio Santa Cruz presta seu depoimento amanhã, sexta-feira, às 9h.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC
Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel