A CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa do Paraná esteve hoje em Cascavel para dar início a coleta de reclamações e denúncias contra as operadoras de celulares. Uma van está no calçadão da Av. Brasil, onde permanecerá até amanhã, sexta-feira (24). O vereador Jorge Menegatti (PSC), acompanhou de perto os trabalhos do presidente da CPI no Estado, deputado Leonaldo Paranhos e da comitiva nesta quinta-feira (23).
Para Menegatti, os principais problemas relatados à CPI são sobre a qualidade dos serviços prestados, “em geral percebemos que é muito ruim e muito abaixo da média a qualidade da prestação de serviços de telefonia em nosso estado. Os consumidores têm tido prejuízos e as empresas de telefonia demonstram pouco ou nenhum interesse em resolver os problemas”, comenta o vereador.
Só no Paraná, até a primeira quinzena de maio, o Procon já havia recebido mais de 2 mil reclamações e aberto 443 processos administrativos contra operadoras de celular.
A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações, divulgada nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostrou que nenhum cliente está totalmente satisfeito com os serviços pré ou pós-pagos. A satisfação total dos consumidores só aparece quando os usuários são questionados sobre questões específicas, como o preço dos serviços (20,2%) e a oferta de cartões (42,8%) no caso dos pré-pagos, ou sobre cobertura e qualidade das informações (5,6%), além da estabilidade da conexão em banda larga (14,5%) entre os clientes com planos pós-pago.
O relatório final da CPI da Telefonia será entregue pelo relator dia 20 de junho.
Por: Assessoria do vereador Jorge Menegatti
Legenda: Vereador Jorge Menegatti acompanha CPI da Telefonia Móvel
Foto: Assessoria de Jorge Menegatti