Notícias

CPI do Cisop ouve médicos e questiona tempo de atendimento

No segundo dia de oitivas da CPI do Cisop, os vereadores Romulo Quintino, Jorge Bocasanta e Jaime Vasatta ouviram cinco médicos do consórcio. O foco dos depoimentos desta quarta-feira (16) foi o comparativo entre número de consultas e resolutividade dos atendimentos.

O primeiro a ser interrogado foi Rogério Vituri, ortopedista e diretor clínico do Cisop. O relator da comissão, Jorge Bocasanta, foi enfático ao questionar o médico sobre o excessivo número de pacientes atendidos pelo profissional. “Dos 750 pacientes que o senhor atende por mês, quantos foram encaminhados para cirurgia?”, questionou o vereador. Vituri confirmou que atende mensalmente 300 pacientes de Cascavel e outros 250 da região com carga horária de cerca de três horas diárias.

A CPI recebeu dados que comprovam que o médico atendeu oito mil pessoas em 2014, encaminhando apenas 12 para procedimento cirúrgico, ou seja, apenas 0,15% do total. Vituri se defendeu afirmando que seu índice de resolubilidade é excelente e que apenas 10 pessoas aguardam na fila de espera por cirurgia no registro da 10ª Regional de Saúde.

Os médicos Renato Sonda, André Pereira Westphalen e Marise Vilas Boas relataram o alto índice de faltas nas consultas, o que prejudica o andamento das filas de espera. A médica endocrinologista Marise Vilas Boas afirmou que em determinados dias faltam 50% dos pacientes, “as pessoas relatam que o reagendamento é avisado muitas vezes no dia anterior e não podem comparecer. Acredito que exista um problema de comunicação entre Cisop, Secretaria e pacientes”.

A médica criticou ainda a informatização parcial do sistema, que obriga os médicos a registrar todos os prontuários no sistema, mas não possui um registro do histórico dos pacientes, permitindo a correta análise e também tratamento.

André Westphalen ratificou a afirmação dos colegas que prestaram depoimento na tarde de ontem. Segundo ele, falta autonomia para que os médicos definam quais são os pacientes de maior urgência e que precisam de retorno rápido aos especialistas.

A médica Helenara Osório Cavalli foi dispensada da oitiva por atender esporadicamente no Cisop através da Secretaria de Saúde do município.

Tabela de valores pagos por cirurgia publicada em 29 de abril de 2015

CONSULTA MÉDICA EM BUCO MAXILO 33,00
CONSULTA FONOAUDIOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM CARDIOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL 33,00
CONSULTA MÉDICA EM CIRURGIA PEDIÁTRICA 50,00
CONSULTA MÉDICA EM CIRURGIA PLÁSTICA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM CIRURGIA TORÁCICA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM CIRURGIA VASCULAR E LINFÁTICA 50,00
CONSULTA MÉDICA EM DERMATOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM ENDOCRINOLOGIA 50,00
CONSULTA MÉDICA EM GASTROENTEROLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM INFECTOLOGIA 50,00
CONSULTA MÉDICA EM NEFROLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM NEUROLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM OFTALMOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM OTORRINOLARINGOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM PNEUMOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM PROCTOLOGIA 33,00
CONSULTA MÉDICA EM PSIQUIATRIA 50,00
CONSULTA MÉDICA EM REUMATOLOGIA 50,00
CONSULTA MÉDICA EM UROLOGIA 33,00
CONSULTA EM PEDIATRIA 50,00