Notícias

CUFA Paraná debate ações voltadas as crianças e juventude

O vereador Paulo Porto (PCdoB) participou nesta segunda-feira (12/10) do 3º Encontro Estadual da CUFA Paraná (Central Única das Favelas) durante a programação do V Impacto Cultural, realizado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Santa Cruz, em Cascavel. Entre as pautas a construção de parcerias e desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas as crianças e juventude da periferia.

A CUFA está presente em onze cidades paranaenses, destacando-se pelos trabalhos na cultura, esporte, prevenção de drogas, em especial o crack. A reunião contou com a presença de coordenadores regionais que apresentaram trabalhos realizados nos municípios na área do grafite, break, hip hop, ballet e artes marciais. "Buscamos levar ações para que o jovem não migre para o tráfico e isso se faz com diálogo. Nosso objetivo maior é viabilizar ações e promover vida", comenta José Antonio Campos, coordenador geral da CUFA Paraná.

Porto destacou o trabalho de inclusão social da entidade e ressaltou que são a partir desses debates que serão norteadas propostas e ações que atinjam aqueles que historicamente sempre estiveram alijados de políticas públicas. "É preciso proporcionar oportunidades, levar cultura, música, esporte, não somente para jovem branco da classe média da área central, mas também para o jovem da classe trabalhadora da periferia. Foi um aprendizado pode ouvir as diversas experiências nacionais e locais da CUFA, nada melhor do que no Dia das Crianças se reunir e aprender com quem durante todo o ano trabalha e atua com as crianças e os jovens da periferia brasileira", destaca o vereador.

Crédito: Júlio Carignano