A cultura tem ocupado papel de destaque nesta semana na Câmara de Cascavel. Apresentações culturais, exposições e um seminário para discutir políticas culturais estão na programação da Casa. Nesta quarta-feira (08), os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, suas assessorias e representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais visitaram os principais espaços culturais da cidade.
A visita iniciou pelo Teatro Municipal, inaugurado em abril deste ano. Ali, os vereadores puderam conhecer os cinco pavimentos, salas de apresentação, espaços multifuncionais e estrutura de som e iluminação. A visita estendeu-se ao Centro Cultural Gilberto Mayer. Fundado em 1982, possui um auditório com 330 lugares e quatro salas, onde acontecem exposições mensais. O espaço abriga também o Museu Histórico Celso Formighiere Sperança e o Museu da Imagem e do Som- MIS.
O último espaço visitado foi a Biblioteca Municipal, que conta com um acervo de aproximadamente 40.000 volumes, atende em média 14.000 pessoas por dia em suas dependências. A Biblioteca possui uma extensão no bairro Cascavel Velho. Neste prédio localiza-se também a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu de Arte de Cascavel.
Para os vereadores, o mais importante da visita foi conhecer de perto as instalações dos espaços e conversar com os servidores. A maior demanda percebida diz respeito à estrutura física do Centro Cultural Gilberto Mayer e também ao investimento geral em cultura, que para os vereadores, deveria ser ampliado.
Seminário
Amanhã, quinta- feira (09), às 19h, acontece no plenário da Câmara o 1º Seminário de Políticas Culturais e seus Desafios. O objetivo do evento é promover a discussão entre conselheiros municipais, vereadores e comunidade. O Seminário é promovido em parceria pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara.
No evento, os vereadores da comissão, Fernando Winter, Pedro Martendal e Professor Paulino explicarão quais são as atividades pertinentes à Comissão e as possibilidades de trabalho entre conselheiros e legisladores. Também estará presente o secretário municipal de Cultura, Valdecir Nath, que apresenta as principais ações e responsabilidades da secretaria.
Assessoria de Imprensa/CMC