Notícias

Cultura urbana será tema de audiência pública

Cascavel (05 de julho) – A cultura urbana será tema de uma audiência pública na próxima quarta-feira (10/07), a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Cascavel. O debate é uma proposição da Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Legislativo, presidida pelo vereador Paulo Porto (PCdoB).

Porto explica a dimensão de cultura urbana e seu caráter transformador às comunidades. “A cultura urbana é um movimento que engloba uma série de segmentos, que vão desde os esportes, com modalidades como basquete, skate, além dos mais variados tipos de expressões artísticas, como a dança, o hip-hop, música, poesia, grafite”, comenta.

O vereador destaca o papel social e político da cultura urbana. “A cultura de rua ou cultura urbana hoje é uma realidade nas comunidades e é por meio dela que os jovens enxergam o mundo, tentando transformá-lo dentro da sua lógica. E por meio dela que a política é discutida, especialmente nas periferias”.

Para o parlamentar, a audiência é uma forma de aprofundar o diálogo entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade cascavelense sobre o tema. “Esse debate busca o fortalecimento de políticas públicas que atinjam a juventude da classe trabalhadora e a chamada periferia que, por meio da cultura urbana, busca a descentralização e democratização da cultura e de suas formas de arte, seja nas ruas ou nos espaços públicos”, conclui Porto.

Estão sendo convidados para participar da audiência representantes da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Cultura, Centro da Juventude, conselhos tutelares, Núcleo Regional da Educação e segmentos culturais. O debate é aberto ao público.

Julio Carignano/ Assessoria de Imprensa/ Vereador Paulo Porto

AUDIENCIA PUBLICA CULTURALegenda: Audiência discute cultura urbana