Notícias

Dal Molin quer esclarecimentos sobre multas cobradas de motoristas

Durante a sessão da última terça-feira (16) o vereador Celso Dal Molin (PR) pediu atenção aos Requerimentos 92, 93 e 94/2014 encaminhados às empresas de transporte coletivo de Cascavel, Pioneira, Capital do Oeste e também à Cettrans.

Os Requerimentos pedem que as empresas apresentem relatórios de multas recebidas do CETTRANS nos últimos 12 meses, decorrentes de atrasos das linhas urbanas na chegada aos terminais. Solicitam ainda que as empresas esclareçam quais os critérios utilizados para repassar a cobrança destas multas para os motoristas apresentando a autorização assinada pelos mesmos, bem como a demonstração do lançamento da cobrança nos holerites.

Dal Molin explicou que tem recebido diversas reclamações de motoristas e também do sindicato que representa a classe. De acordo com as denúncias, quando o trajeto não é cumprido dentro do tempo de tolerância de cinco minutos, os motoristas são forçados a pagar multas que ultrapassam muitas vezes R$ 300. O vereador questionou “é preciso ver se as tabelas que as empresas usam hoje para analisar os trajetos estão atualizadas, porque a cidade mudou muito e em algumas linhas os motoristas têm cerca de 90 obstáculos para chegar ao ponto fina, mais o transito intenso”, concluiu Dal Molin.

O problema pode ser mais sério do parece. Além de comprometer o salário dos motoristas, expõe estes profissionais a situações de stress e ansiedade além do habitual e ainda coloca em risco a segurança dos usuários do transporte coletivo e dos motoristas e pedestres.

Para esclarecer o assunto, as empresas precisam comprovar a fundamentação legal para realizar a cobrança, levando em conta, especialmente as leis trabalhistas. Outro ponto importante é a efetividade da cobrança feita pela Cettrans, já que é o órgão que estabelece os critérios para a cobrança das multas.

Assessoria de Imprensa/CMC