Notícias

“DARCI ISRAEL” Carlinhos sugere medalha de mérito cultural

Protocolado nesta segunda-feira (6), na Câmara de Vereadores de Cascavel, a indicação interna sob o número 673/2018 do vereador Carlinhos Oliveira (PSC) direcionado à mesa diretora da câmara, sugerindo a instituição por meio de decreto legislativo, a Medalha de Honra ao Mérito Cultural “Darci Israel”. O vereador que preside a Comissão de Cultura e Desporto do legislativo destaca que se trata de uma iniciativa interna para valorizar os artistas da cidade que conquistam espaço estadual ou nacional ou levam o nome da cidade.

Segundo Carlinhos Oliveira, a exemplo do esporte que tem o mérito esportivo Chiquinho Zimermann, o segmento da cultura também merece ter esta condecoração aos valores da terra. “Temos muitos artistas atuando com méritos e levando o nome da cidade, merecendo homenagens desta casa de leis”, ressalta o vereador. Sua indicação enaltece um grande artista e valor histórico cultural da cidade, o musico e radialista Darci Israel, falecido em 2009, com um histórico de 49 anos de dedicação a musica e ao rádio. A publicação do decreto depende agora da aceitação da indicação pela mesa diretora da câmara.

DARCI ISRAEL

A sugestão do ícone Darci Israel (nascido em Taió – Santa Catarina), artista, músico e comunicador apresentador é referência na cidade e no Oeste do Paraná. Trata-se, de um artista em potencial que olhava para sua cidade e sua gente. Sua voz foi eternizada pela celebre frase: Etta Cascavelão! Suas musicas ecoaram nos antigos tempos (Anos 50, 60, 70 e 80) e atualmente nas redes sociais. Deixou um histórico legado cultural quer como músico, como apoiador e incentivador da música sertaneja.

Darci Israel, ao lado de seu irmão, Ari Israel, chegou a Cascavel nos anos 50 e aprendeu a tocar gaita com seu pai aos 16 anos. Começou a tocar gaita, formou o trio: Três Corações e depois a dupla: Darci e Ari Israel e iniciou na comunicação na Rádio Cultura como técnico. Com o afastamento do comunicador Zé Pipoca, ganhou espaço e conquistou fãs nos microfones da Rádio Cultura e Rádio Colméia (posterior denominação da Rádio Cultura).

Ao longo de quase cinco décadas (49 anos), fez história. Alegrou e informou ao comandar programas musicais de maior audiência regional onde lançava artistas renomados (exemplo de Milionário e José Rico) e locais (exemplo do cascavelense Neri Batista hoje com 16 obras musicais). Na TV Carimã comandou programas de auditório que abria espaço e projetava músicos locais.

Darci Israel faleceu na véspera do natal, em dezembro de 2009 e na sua trajetória de vida, foi ainda, o vereador mais votado, em 1978. Configurou-se como homem da cultura através da música sertaneja e da comunicação, mesmo sendo homem de palavras simples.

Assessoria do vereador Carlinhos Oliveira