A Câmara de Cascavel entregou nesta terça-feira (23), Votos de Louvor e Congratulações ao artista Fabiano Lopes, conhecido como Bboy Neguin, pela sua trajetória como dançarino de breakdance em internacional. A homenagem foi proposta pelo vereador Serginho Ribeiro.
Durante a cerimônia, Neguin destacou a importância das pessoas que contribuíram para sua formação pessoal e profissional: “Muito antes da dança, tem toda uma trajetória. As pessoas presentes aqui hoje são arquitetos disso tudo. Começando pela minha mãe, minha irmã, os meus mestres da capoeira, minha madrinha e meu padrinho, Jair Aragão e Marisa, que me ajudaram a fazer informática, inglês e a chegar onde cheguei.”
Neguin começou na capoeira aos quatro anos de idade. Dez anos após a primeira aula, estava competindo em eventos de capoeira em toda América do Sul e quis aprender algo novo. Foi então que o adolescente descobriu a cultura hip-hop e o breaking. Depois de três anos mergulhado no breaking, Neguin estava competindo nacionalmente e logo foi convidado a mostrar suas habilidades em outros países. Misturando elementos de capoeira, jiu-jitsu, samba e dança de rua, construiu uma abordagem que chamou atenção em competições nacionais e internacionais. “Meus professores de capoeira, Soninho e Mestrinho, me ensinaram como cair e como levantar. Isso refletiu na minha vida. Em momentos em que talvez eu balancei, levei uma rasteira, eu soube levantar.”
mais como principal referência na cultura brasileira do breaking ao vencer a prestigiada final da Red Bull BC One de 2010, tornando-se no primeiro sul-americano a conseguir esta premiação.
Primeiro sul-americano a conquistar o título da Red Bull BC One, principal campeonato mundial da modalidade, Neguin já se apresentou em mais de 100 campeonatos internacionais e visitou 143 países, onde também ministrou oficinas de Breaking e capoeira.
Atualmente, reside em Las Vegas, onde integra o time do Cirque du Soleil. Fora dos palcos, o dançarino faz questão de manter projetos de formação com jovens em situação de vulnerabilidade, unindo dança e lições de vida.
Ao longo da carreira, trabalhou com nomes da música como Madonna, Bruno Mars, Jennifer Lopez, Gwen Stefani, Fergie, Justin Timberlake e Erykah Badu, além de se apresentar no programa America’s Got Talent.
Em seu discurso, Neguin também compartilhou como sua origem sempre esteve presente em suas conquistas: “De Cascavel fui para Curitiba, de lá para São Paulo, depois para a Coreia do Sul, Europa e Estados Unidos. O mais gratificante para mim sempre foi responder à pergunta: ‘Você é de onde?’ – De Cascavel”.
Assessoria de Imprensa/CMC