Muito debate foi necessário para definir a escolha do melhor projeto de revitalização das áreas externa e interna da Câmara. A FAG apresentou três projetos, sendo escolhida a proposta do grupo TRIER, dos acadêmicos Eduardo Benincá, Geovani Cezar Feltrin e Cintia Pedrollo Gaio. Na categoria projeto interno, ganhou o grupo nº1 da Unipar, formado pela dupla Tiago Bandeira e Fabiola Rodrigues.
A decisão aconteceu na última quinta-feira (17), e contou com o voto de uma banca especializada formada pelas arquitetas Stela Albiero Pielak, Zenaide Narciso Basso, Roberta Sarolli Saraiva Palmiro, pelo presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), pelos vereadores Fernando Winter (PTN), João Paulo (PSD), Luiz Frare (PDT), Robertinho Magalhães (PMN), Rui Capelão (PPS), Nei Haveroth (PSL) e pelo procurador jurídico da Casa, Pascoal Muzeli Neto. A banca considerou os critérios de criatividade, originalidade, qualidade estética, comunicação visual e conforto ao usuário.
Os estudantes tiveram dez minutos para apresentar seus projetos e explicar os critérios estéticos e técnicos que guiaram as escolhas feitas pelo grupo. Em sua fala, Pacheco destacou que os gestores da Câmara poderiam ter apenas convocado um arquiteto para realizar o projeto, mas consideraram melhor convidar os acadêmicos dos cursos de arquitetura para propor soluções conjuntamente para a revitalização da Casa. Segundo ele “estes estudantes estão desenhando o presente e o futuro do país e já podem começar desenhando a casa dos seus representantes”.
Estiveram presentes também o diretor da Unipar Cascavel, Gelson Uecker, o diretor geral da FAG, Sergio de Angelis, a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da FAG, Solange Smolarek Dias, o arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, Emerson Santos.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Equipes apresentaram trabalhos de alta qualidade para concurso
Foto: Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC