Pela primeira vez qualquer pessoa com título de eleitor teve a oportunidade de votar na escolha de conselheiros tutelares durante um processo unificado em todo o país, porém o que se viu em Cascavel no domingo (4/10) foi a fragilização do processo democrático. Muitos não conseguiram participar devido a falta de organização da eleição, o que rendeu debates na sessão desta segunda-feira (5) na Câmara Municipal.
O vereador Paulo Porto (PCdoB) repudiou publicamente o que ocorreu em Cascavel. "Sempre participei de processos democráticos e não lembro de algo tão bagunçado com tantos equívocos em sua organização. Foi algo desrespeitoso com a população de Cascavel, uma vez que centenas de pessoas deixaram de votar devido a impossibilidade de chegar a urnas", citou Porto, lembrando da grande fila que se formou no único local de votação e da inacessibilidade para deficientes, o que deve gerar um pedido de impugnação do pleito por parte da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel).
O parlamentar afirmou que é inevitável não fazer comparações com outros municípios paranaenses onde o processo transcorreu dentro da normalidade. "Não gosto de fazer comparações, mas neste caso é inevitável. Foz do Iguaçu disponibilizou 21 locais de votação, enquanto Cascavel apenas um. Por lá a apuração foi feita em duas horas, enquanto aqui foi até às 23 horas do domingo".
Para o vereador, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente subestimou a participação popular. "Foi falta de preparo, falta de competência ou subestimaram a participação popular. Como foi possível errar tanto? Com a palavra o Executivo municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente".
Com a mudança para o processo unificado, os conselheiros passarão a ter mandato de quatro anos, com chance de uma reeleição. Antes eram apenas três anos de trabalho. Os 15 titulares e 15 suplentes passarão por capacitação e tomarão posse em 10 de janeiro. O resultado está sujeito a recurso, conforme previsto em edital.
(Julio Carignano / da assessoria do vereador Paulo Porto)