Após o período de tramitação, o Projeto de Lei 148/2018, de autoria do vereador Olavo Santos (PHS), que institui no Calendário Oficial de Cascavel do “Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal”, está na pauta da sessão que acontecerá na segunda-feira (17). A propositura tem como objetivo conscientizar as futuras mães sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação.
No projeto, o vereador propõe que as ações sejam realizadas pelo Município no dia 9 de setembro de cada ano, através de eventos, campanhas e atividades de conscientização e prevenção do consumo de álcool antes e durante a gravidez, prevenindo o nascimento de crianças com a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
A Síndrome, explica Olavo Santos, é o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto e pelo recém-nascido, em decorrência do consumo de álcool pela futura mãe, no período pré-concepcional e durante o período gestacional. Dentre os sinais dismórficos se encontram o déficit de crescimento desde a vida intrauterina, alterações faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, e atualmente é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível na atualidade. “Como a Síndrome não tem cura, e não existe nível segura para o uso de substâncias etílicas entendemos que a melhor prevenção é evitar o consumo do álcool”, finaliza.
Assessoria de Imprensa/CMC