Notícias

Dia Internacional das Mulheres é lembrado na Câmara

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e secretária de Assistência Social, Inês de Paula, usou a tribuna na sessão desta terça-feira (08), para homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Inês de Paula destacou as lutas históricas necessárias para que as mulheres pudessem ocupar os espaços públicos que hoje ocupam, mas lamentou que ainda haja pouca representatividade feminina na política.

“Foi preciso sabedoria e resistência para garantir nosso lugar, mas ainda há muito a ser feito, especialmente no que diz respeito à violência contra mulher”, afirmou a secretária. Ela salientou ainda que existe uma rede municipal de proteção à mulher em situação de risco, da qual fazem parte o obrigo de mulheres e o serviço de assistência psicológica e social, por exemplo.

Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, iniciaram uma greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. No entanto, somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e passou a se celebrada no mundo todo.

Assessoria de Imprensa/CMC