Notícias

Diretor da 10º Regional de Saúde é ouvido pela CPI da Saúde

Miroslau Bailak, responsável pela 10º Regional de Saúde de Cascavel prestou depoimento na manhã desta quarta-feira à CPI da Saúde da Câmara.

O médico afirmou a suficiência da rede de distribuição de leitos e salientou, respondendo os questionamentos dos vereadores, a melhoria dos índices relacionados aos sistemas estadual e municipal de saúde.

Os representantes da CPI questionaram principalmente a discrepância entre as reclamações ouvidas durante as reuniões itinerantes, visitas às UPAS e matérias divulgadas na imprensa e o quadro positivo apresentado por Bailak. Segundo este último, são cerca de 5.500 pacientes atendidos mensalmente pela 10º Regional, com uma média de 1,87 leitos a cada mil pessoas, número superior ao de outras cidades paranaenses, como Foz do Iguaçu, Pato Branco e Toledo, por exemplo.

Segundo o diretor, os principais problemas enfrentados na saúde púbica não estão relacionados ao sistema estadual, mas sim à falta de mais investimentos na atenção básica, oferecida por programas como Saúde da Família e agentes de saúde, atendimento adequado nas UBSs e falta de comunicação adequada no sistema que faz a distribuição dos pacientes.

Sobre a Central de Leitos, objeto de reclamações constantes da população, Bailak destacou, “leito não é cama, não são vagas hoje, como um hotel. Nosso papel é intermediar a procura por leitos em todo estado, mas atendendo o critério da disponibilidade por especialidade da qual o paciente precisa”. De acordo com ele, na macrorregião de Cascavel são 23 servidores que trabalham 24 horas por dia na procura por vagas.

Gugu Bueno (PR) e João Paulo (PSD) insistiram que a realidade vista nas ações realizadas pela CPI, especialmente nos casos de internação nas UPAs, é diferente daquela apresentada pelo diretor. João Paulo citou o caso de um paciente que aguarda desde 27 de setembro por um leito em uma Unidade de Pronto Atendimento e também destacou que o desejo das famílias é de que os pacientes tenham o diagnóstico realizado correta e rapidamente e sejam atendidos no local adequado.

Jaime Vasatta (PTN), membro da CPI afirmou que “a oitiva do diretor da 10º Regional foi de fundamental importância para o processo da Comissão de Inquérito, já que agora poderemos confrontar as informações dadas por Bailak com os dados que temos sobre o atendimento prestado pelo município e com as reclamações que temos ouvido diariamente em Cascavel”, finalizou o vereador.

10ª Regional de Saúde
A 10ª Regional é uma representação da Secretaria Estadual de Saúde, dividida em 22 regionais e tem por objetivo ações de saúde a nível estadual. a unidade de Cascavel é responsável também por outras quatro regionais: Toledo, Francisco Beltrão, Pato Branco e Foz do Iguaçu.

Miroslau Bailak está na função de diretor da 10º Regional desde 14 janeiro de 2011, nomeado pelo governador Beto Richa.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC

10170548444 b80af37568 o

Legenda: Bailak esclarece participação estadual no atendimento de saúde pública

Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Cascavel