Responsabilidade social é o reconhecimento por parte das empresas ou dos indivíduos de que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária é um dever de todos, e não apenas uma responsabilidade do poder público. O conceito tem aparecido com frequência na mídia e na publicidade das empresas, públicas e privadas. Pensando nisso, o vereador Vanderlei do Conselho (PSC) redigiu o Projeto de Lei 204/2013, que prevê a criação do Certificado da Responsabilidade Social por meio da publicação do Balanço Social das empresas públicas, privadas e das organizações do terceiro setor, estabelecidas no âmbito do Município de Cascavel.
A proposição entrou em discussão na pauta da sessão desta segunda-feira (10), porém, para ajustar alguns pontos técnicos do projeto, Vanderlei pediu o adiamento da discussão da proposta por oito sessões. Tendo sido aprovado o pedido, a votação do projeto deve acontecer dentro de quatro semanas.
O projeto recebeu parecer contrário da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, que considerou que mesmo merecedora de mérito, a proposta não pode ser efetivada pela Câmara, pois esta, enquanto instituição pública, não tem qualificação necessária para instituir e conceder o selo.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC