Notícias

Domingo teve homenagens a cinco religiosos e à 47ª Festa de São João Batista

Duas cerimônias externas da Câmara Municipal marcaram o domingo (27) em Cascavel. Pela manhã foi entregue o Voto de Louvor e Congratulações pela realização da 47ª Festa de São João Batista e, à noite na Catedral, foram feitas entregas de um título de Cidadão Honorário e Votos de Louvor e Congratulações a quatro religiosos.

O que aconteceu

Por iniciativa do vereador João Diego (Republicanos), a Paróquia São João Batista, no Centro, recebeu o reconhecimento oficial pela realização da 47ª Festa de São João Batista. A cerimônia foi às 10h na igreja, quando o vereador fez a entrega do Voto de Louvor e Congratulações ao pároco padre Eucacio Franciano Alba.

Conforme destacou João Diego já na proposição da homenagem, essa festa “movimenta a economia da cidade, fomenta o turismo e incentiva a participação ativa da comunidade, seja por meio do voluntariado, da arrecadação de recursos para obras sociais ou da promoção de atividades culturais e gastronômicas típicas da época”.

Jubileu de Prata de sacerdócio

Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba, e os padres Geraldo Marino Ferreira, Ivaldir Camarotti dos Reis e Valdir Egea foram homenageados na Catedral Nossa Senhora Aparecida em evento que começou às 19h. O bispo, que iniciou sua carreira religiosa em Cascavel, e os padres completaram 25 anos de sacerdócio.

O proponente, vereador Xavier (Republicanos), lembrou que os quatro religiosos fizeram sua formação no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (Cintec). Atualmente, Dom Reginei atua em Curitiba como bispo auxiliar, o padre Geraldo exerce suas atividades na Diocese de Toledo, enquanto os padres Ivaldir e Valdir atuam na Arquidiocese de Maringá.

Segundo Xavier, os quatro religiosos “são exemplos de fé viva, entregando suas vidas à missão de anunciar o Evangelho e de cuidar do rebanho que lhes foi confiado”.

Por iniciativa também de Xavier e com assinatura de todos os demais vereadores, o padre Divo do Conto recebeu na mesma cerimônia o título de Cidadão Honorário de Cascavel. Na justificativa da honraria ao pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, que também conta 25 anos de sacerdócio, os parlamentares registraram que “sua trajetória é marcada pela dedicação pastoral, liderança comunitária e contribuição significativa para o desenvolvimento social e espiritual de Cascavel e região”.

Participaram da cerimônia na Catedral o prefeito Renato Silva (PL), o vice-prefeito Henrique Mecabô (Novo), o presidente da Câmara Tiago Almeida (Republicanos) e os vereadores Sidnei Mazutti (PL), Xavier, Cidão da Telepar (Podemos), Sadi Kisiel (Podemos), Everton Guimarães (PMB), Rondinelle Batista (Novo) e Edson Souza (MDB).

Assessoria de Imprensa/CMC