Dr. Lauri sugere QR Code nos pontos para mostrar a usuário os horários dos ônibus

O vereador Dr. Lauri (PROS) está sugerindo a utilização de placas com QR Code nos pontos de ônibus para que os usuários possam acessar informações sobre os horários do transporte coletivo. A proposta está na Indicação nº 933/2021, lida na sessão de segunda-feira (09) e que está sendo encaminhada para Simone Soares, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Mobilidade e Cidadania (Transitar).

A ideia já é aplicada em várias cidades e o parlamentar citou como exemplo Ponta Grossa. “Quem usa muito o transporte coletivo, geralmente carrega uma ‘colinha’ com os horários. Se o Poder Público dispuser dessas placas com QR Code, as pessoas focam ali seu celular e vão ver o horário em que passa o ônibus naquele local”, explicou Dr. Lauri.

O QR Code é um código de barras, ou barramétrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.