O vereador Serginho Ribeiro (PDT) encaminhou nesta sexta-feira (16) uma indicação solicitando que a Secretaria de Saúde (SESAU) estude a utilização de drones para fiscalizar e combater focos de dengue no município.
Neste começo de 2024, houve uma explosão de casos de dengue na cidade. De acordo com a secretaria, mais de quinhentos casos foram registrados neste ano e 2 mil exames aguardam resultado. Para se ter uma ideia, durante o ano inteiro de 2023, foram registrados 336 casos. No Brasil todo o número de casos até agora é quatro vezes o do ano passado, que já havia sido um dos piores anos. A situação é alarmante porque o pico da dengue ainda não chegou — normalmente é em abril — e a doença pode levar à morte.
Em razão disso, são necessárias medidas emergenciais para o controle e combate de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. “Em alguns locais, infelizmente as equipes de agentes de controle de endemias não conseguem acessar os terrenos por uma série de problemas. Por isso, apresentei à SESAU a ideia de utilizar drones para a fiscalização destes locais e assim identificar possíveis focos do mosquito”, defende Serginho Ribeiro.
No documento, o vereador cita que as cidades mineiras de Lavras e Guaxupé já utilizam os equipamentos para realizar a fiscalização de focos do mosquito e a cidade de São Paulo/SP utiliza os drones não apenas para identificar focos, mas também aplicam inseticida onde há água parada simultaneamente.
“Acreditamos que pode ser uma solução eficiente para nosso munícipio e por isso, pedimos que a secretaria analise a questão logística e burocrática para a implantação desta medida, e sendo viável, comece a usar os drones em Cascavel”, finaliza o vereador.
Assessoria de Imprensa/CMC