Edson Souza recebe pedido do Sindijus para audiência pública sobre a PEC 32

O vereador Edson Souza (MDB) recebeu nessa semana um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a PEC 32/2020, que determina a reforma administrativa. O requerimento foi entregue pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus), que propõe um debate com representantes das entidades dos servidores públicos, parlamentares e demais interessados no tema. “A audiência pública proporcionará o debate com toda a sociedade acerca dos pormenores da proposta, esclarecendo os seus malefícios e os meios de participação do povo junto aos parlamentares que irão votar essa PEC, atualmente em discussão na Comissão Especial na Câmara dos Deputados”, diz a diretora do Sindijus, Arlete Rogoginski.

A PEC 32/20 divide o serviço público entre carreiras típicas de Estado e servidores contratados por prazo indeterminado, e causa preocupação com relação à estabilidade dos servidores e do concurso público. “Teremos cargos comissionados em excesso, cujos contratados terão que servir o político da vez e não a população”, ressalta Arlete.

A representante do Sindijus de Cascavel, Marli Takaiama, também enfatiza a importância da audiência pública para que seja discutida ainda a entrega dos serviços públicos para a iniciativa privada através da PEC 32. “Transferir isso para a iniciativa privada é ir contra a sua finalidade, que é atender o público. Autorizar privatizações irrestritas ameaça os direitos básicos de acesso à saúde e educação, aumentando inclusive a desigualdade social”, conclui Marli.

O vereador Edson Souza recebeu o requerimento e também defendeu a importância de discutir o tema. “Precisamos defender o servidor público e o serviço público, e nesse momento também precisamos trazer essa discussão da PEC 32 para o nosso município. A audiência pública é importante para que possamos discutir e ir contra toda medida que cause um impacto negativo para nossa população”, finaliza Edson.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC