O vereador Edson Souza (MDB) protocolou na Câmara de Cascavel a Indicação 96/2022 endereçada ao Poder Executivo sugerindo a implementação de um Programa Municipal de Licença-paternidade, que estabeleça 15 dias para afastamento dos servidores após o nascimento dos filhos.
Conforme descrito na indicação, a Constituição Federal garante o período de cinco dias de afastamento paternidade. No entanto, conforme o vereador, este tempo é curto e não estabelece as condições necessárias para que o pai possa estreitar os laços com a criança. “Sou pai e sei como é importante desenvolver os laços afetivos com os filhos desde o início. Cinco dias é um período curto, que não possibilita ao pai viver todas as situações que envolvem a criação de um recém-nascido. Além disso, a presença do pai é importante para o suporte no cuidado e atenção necessária para o bebê nesse período”, destaca.
Estudos para Implementação
Na indicação, o vereador sugeriu a realização de estudos para a implementação desta licença ampliada no serviço público, a fim de que sejam contabilizados os impactos econômicos desta medida, “mas também levando em consideração a questão humana que é o relacionamento da família no momento de nascimentos dos filhos”, avalia Edson.
O vereador também lembrou que a extensão do período da licença-paternidade já é uma realidade em alguns municípios paranaenses, como Maringá e Campo Mourão. “Acredito que com o estudo, e com a observação das demais cidades, é possível sim a implantação dessa medida”, conclui.
Assessoria de Imprensa/Edson Souza