Notícias

EDUCAÇÃO: Audiência expõe panorama e aponta propostas para a rede municipal

O plenário da Câmara Municipal de Cascavel ficou lotado de trabalhadores educação para audiência pública que debateu a estrutura física, recursos humanos e didático-pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Antes do início dos debates na noite desta quinta-feira (27), foi exposto um panorama das unidades da rede, por meio da apresentação do resultado de um questionário que foi enviado durante o mês às direções das escolas do município.

A pesquisa traçou um raio-x da rede municipal, apresentando questões relativas a estrutura e quadro de funcionários. No aspecto de estrutura; de 43 escolas consultadas, 20 foram consideradas regulares, 11 boas, 11 ruins e apenas uma foi considerada ótima: a Escola Adonival Pian (que está no término da fase de construção).

Em relação às necessidades urgentes; de 41 escolas que responderam a consulta, dez delas apontaram a urgência de quadras de esportes, quatro elencaram salas de aula, quatro ajustes de acessibilidade e três apontaram a necessidade de parques infantis.

O questionário apontou que 28 escolas não contam com salas de aulas suficientes para atender a demanda. Em relação a quadras de esportes; 28 escolas têm quadras com cobertura, nove sem cobertura e sete delas não possuem quadras. Quatro unidades não contam com laboratório de informática.

Também foram apresentados na audiência dados relativos aos recursos humanos. De 44 escolas que enviaram respostas, 33 apontaram que o quadro de funcionários não é o suficiente. Neste total de unidades, há um déficit de 93 professores, 54 zeladoras, vigias e auxiliar de serviços gerais, 15 estagiários e cinco bibliotecários. A consulta ainda apontou a necessidade de guardas patrimoniais nas escolas.

Propostas

Ao final da reunião, foram apontados alguns encaminhamentos como a construção de ginásios de esportes, salas de aula, acessibilidade e ampliação do quadro de servidores e professores; construção de um colégio agrícola; promoção de audiência pública para debater os problemas da Educação Infantil (CMEIs); e o encaminhamento junto ao Município, Governo Estadual e Federal da construção de novas unidades escolares nos distritos, eliminando a dualidade no atendimento, por meio das chamadas “escolas compartilhadas”.

Para o vereador Paulino Pereira da Luz (PT), que preside interinamente a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a audiência atendeu as expectativas no sentido de promover debates pelo bem comum da defesa da escola pública gratuita e de qualidade para todos. "Temos problemas gravíssimos como as superlotações dos CMEIs, estruturas físicas das escolas compartilhadas, a necessidade de um colégio agrícola e novas demandas trazidas por algumas escolas do interior".

A audiência contou com a presença de autoridades como o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vander Piaia, do secretário de Educação de Cascavel, Valdecir Nath, do promotor da Vara da Infância e Adolescência, Luciano Machado de Souza, do deputado estadual Professor Lemos (PT), dos vereadores Rui Capelão (PPS), Walmir Severgnini (Pros) – que compõe a Comissão de Educação – Pedro Martendal (PSDB), Ney Haveroth (PLS), além de dirigentes sindicais e conselheiros tutelares.

Julio Carignano/Assessoria de imprensa

IMG 9487