Notícias

Em sua 10ª gestão, Câmara Jovem de Cascavel projeta ações

Coordenadores do Programa Câmara Jovem estiveram reunidos com o intuito de traçar estratégias de fortalecimento e ampliação da participação política dos jovens no município de Cascavel.
Segundo destacaram o presidente da Câmara Municipal, Gugu Bueno, juntamente com o coordenador Luciano Marca, a coordenadora pedagógica Sandra Mara Martins e a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Inês Dalavechia, o programa está completando 10 anos de funcionamento, o que demonstra o sucesso na parceria firmada entre o Núcleo Regional de Educação e a Câmara Municipal.
“São dez anos de implantação desse importante programa que prepara estudantes para a atuação social, dando condições para que a voz de adolescentes e jovens seja ouvida, por meio da participação deles no Conselho Municipal da Juventude e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente", diz Gugu Bueno.
“É de fundamental importância que nossos jovens tenham conhecimento dos poderes Legislativo, executivo e judiciário. Há dez anos iniciamos no município de Cascavel o Programa Câmara Jovem, considerando a importância da politização de nossa juventude”, afirma a professora Inez Dalavechia.
Ela ressalta ainda que o regimento não pode ser partidário, mas sim despertar lideranças e o próprio conhecimento político. “O presidente tem a competência de acompanhar, com seus pares, a lisura do envolvimento e excelência quanto ao processo legislativo, tanto de conhecimento e atuação dos nossos alunos como dos vereadores do Câmara Jovem” - acrescenta.
A primeira ação de 2017 será apresentar o trabalho, a função e os objetivos do Câmara Jovem à equipe interna da Regional de Ensino e depois aos diretores, para que todo o processo seja devidamente fortalecido. O Programa Câmara Jovem de Cascavel já dispõe de vagas no Conselho Municipal da Juventude e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
“Precisamos dar oportunidade de envolvimento dos nossos estudantes nesse processo de formação do ser humano, de poder fluir e sistematizar sua vida com disciplina e responsabilidade estando envolvidos em ações concretas e organizadas, levando-os à politização, se quisermos de fato melhorar o meio em que vivemos, pois eles não estão alheios mas fazem parte dessa mesma realidade”, complementa a chefe do NRE.
A Coordenadora Pedagógica do programa evidencia a importância da divulgação do processo eletivo para a composição do Câmara Jovem, o que deve acontecer em março, com a participação de alunos dos estabelecimentos de ensino de Cascavel que ofertam os anos finais do nível fundamental e o nível médio, participantes neste ano letivo.

(Assessoria de Imprensa/CMC)