Notícias

Empossada ontem a nova turma de integrantes da Câmara Jovem

Uma nova etapa do projeto Câmara Jovem teve início na noite de ontem com a posse de 70 jovens representantes de 25 Colégios Estaduais de Cascavel, sendo 3 particulares e 22 estaduais. Estes jovens a partir de agora se reunirão a cada 15 dias, sempre às quintas feiras a partir das 19 horas para apresentar projetos e debater demandas elaboradas pelas regiões do município que representam. “Estes jovens estarão neste espaço discutindo situações que chegarão até a Mesa Diretora do Legislativo” Lembrou Gugu Bueno (PR), presidente da Câmara, em seu discurso de abertura do evento. “Dependendo da sua relevância estas demandas poderão se transformar em Projetos de Lei ou requerimentos” destacou.

O projeto Câmara Jovem em 2018 completa 11 anos e se transformou em uma referência para diversos municípios do Brasil. Gugu Bueno salienta que somente neste ano, a Câmara Jovem foi procurada por pelos menos quatro municípios de diferentes estados, tornando-se referência na promoção da política participativa e cidadã.

Este ano novamente cada escola elegeu, com voto direto e eleições democráticas, um titular e dois suplentes para o programa. No dia 19 de março iniciou-se a campanha eleitoral dentro das escolas e até o dia 23 de março os candidatos apresentaram seu programa de governo e suas propostas de trabalho para a gestão.

Para o vereador Fernando Hallbergh que a partir da necessidade de ausência de Gugu Bueno, presidiu a sessão, o objetivo deste projeto é permitir ao estudante compreender o papel do legislativo municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira e o entrosamento com as ações políticas a serem desenvolvidas no município.

Alécio Espinola, líder do governo na Câmara ressaltou que para o fortalecimento de uma sociedade é imprescindível que seja criada uma cultura participativa na população e que haja um aumento da conscientização social e política. Diante disso “nada melhor que esse despertar ocorra justamente nesta fase tão rica da vida do ser humano que é a juventude”, destacou.

Além dos representantes do Legislativo, estiveram presentes o evento secretários municipais, representantes de entidades e Conselhos municipais, diretores de escolas e a direção do Núcleo Regional de Educação, responsável pelo programa em parceria com o Legislativo.

Assessoria de Imprensa/CMC