Francisco Grzesiuk, da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) esteve na Câmara nesta segunda-feira (02) para explanar sobre a utilização e recomendação de agrotóxicos, com os métodos para aplicação correta.
O agrônomo foi convidado pelo vereador Mauro Seibert (PP) através do Requerimento 407/2017. “Por tratar-se de assunto de grande interesse público e relevância social e econômica, pedimos que a Areac nos ajudasse a entender melhor as condições de segurança necessárias para evitar contaminações e doenças crônicas”, explica Mauro.
Na apresentação, Grzesiuk esclareceu como ocorrem as intoxicações, quem são os intoxicados que aparecem nas estatísticas e quais são os grupos mais atingidos: trabalhadores e circundantes. “O principal fator de intoxicação é pela derme, cerca de 95% dos casos”, afirma. O agrônomo acredita que todos estes casos poderiam ter sido evitados com o uso de EPI (equipamento de proteção individual), utilizados, no entanto, por apenas cerca de 15% dos agricultores.
Assessoria de Imprensa/CMC