Notícias

Engenheiro da prefeitura depõe sobre obras na UPA do Jardim Veneza

A CPI da Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (4) mais uma oitiva. Foi inquirido o engenheiro civil responsável pelas obras na UPA III/Jardim Veneza, Silvio Taddeu de Carvalho Torres.

De acordo com o fiscal da prefeitura, eram realizadas em média duas visitas por semana à obra. Durante o processo, foram feitos boletins de medição e ao final, um termo de recebimento provisório. Problemas específicos e vícios ocultos – aqueles que não estavam aparentes quando da fiscalização – devem ser reparados sem custos adicionais para o poder público. Segundo Silvio, isto aconteceu na construção da UPA III em momentos posteriores, porém, na vistoria realizada para a entrega do prédio, nenhuma irregularidade foi percebida por ele.

Os vereadores que compõe a Comissão, Gugu Bueno (PR), João Paulo (PSD) e Jaime Vasatta (PTN), questionaram a existência de fissuras e rachaduras, pavers soltos, muros sem acabamento, caixas elétricas sem proteção, e também se foram construídas estruturas de sustentação de acordo com as especificações. O engenheiro afirmou que “estes problemas não existiam na entrega” e que vários defeitos encontrados foram fruto de atos de vandalismo, como objetos jogados no telhado, telhas quebradas, portas forçadas, janelas quebradas. A justificativa dada por Silvio para as rachaduras e infiltrações foi a dilatação térmica e, conforme explicou ele, é comum que durante as obras sejam feitas mudanças e ajustes, combinados com a empresa construtora, o que justificaria o uso de materiais em desacordo com as especificações das planilhas.

O engenheiro tem 10 dias para apresentar à CPI documentos referentes às obras e confirmar informações que não pode especificar durante o inquérito de hoje.

Na segunda-feira próxima, dia 7 de outubro, às 15h, será ouvido pela CPI o secretário de saúde, Reginaldo Andrade e no dia 9, às 10h30, o diretor da 10º Regional de Saúde, Miroslau Bailak.

Regina Krauss/ Assessoria de Imprensa/CMC

10085255035 62fa5d0d99 oLegenda: Engenheiro é inquerido por Comissão Parlamentar de Inquérito

Foto: Flavio Ulsenheimer/ Câmara Cascavel