Notícias

Equipe feminina de vôlei de Cascavel recebe homenagem na Câmara

Na sessão desta terça-feira (18), os vereadores homenagearam o esforço e dedicação da equipe feminina de vôlei de Cascavel.

O Requerimento 46/2014, protocolado pelo vereador Nei Haveroth (PSL), solicitou que fossem concedidos votos de Congratulações e Louvor ao time de vôlei feminino Cascavel/São José/Caio e equipe técnica pelo brilhante desempenho que vem demonstrando em quadra. Haveroth lembrou a história de muitas conquistas do time e salientou a necessidade do poder público incentivar e reconhecer a prática de esporte principalmente entre crianças e adolescentes. Outros vereadores, como Rui Capelão (PPS), Gugu Bueno (PR), Romulo Quintino (PSL), Claudio Gaiteiro (PSL) e Robertinho Magalhães (PMN) também comentaram a trajetória do grupo e parabenizam o time.

Para receber o tributo, estiveram no plenário toda a equipe técnica, as atletas do time, além de representantes da Secretaria de Esportes do município. O supervisor, Ladir Salvi usou a tribuna para agradecer a homenagem, “que outros possam, como o vereador Nei Haveroth, perceber a importância do esporte. Temos de agradecer também ao município, que é responsável pela iniciação e suporte das categorias de base, mas que tem nos ajudado muito na busca por patrocínios”. Ladir agradeceu também as atletas da equipe, pela dedicação em defender o nome de Cascavel por todo o Brasil.

O técnico da equipe, Fernando Bonatto, explicou que o time cascavelense briga pela vitória na SuperligaB mesmo com um quarto dos recursos dos outros times, mas que o apoio maciço da população do município, da imprensa e dos patrocinadores faz com que a equipe tenha chance de conquistar as vitórias que necessita.

História
A equipe cascavelense é fruto de um trabalho iniciado há mais de uma década, pelo supervisor Ladir Salvi. Na temporada de 1999/2000, Ladir concretizou seu objetivo de colocar o time da Superliga de Vôlei Nacional, apesar de todas as dificuldades e da falta de apoio. Naquela competição, enfrentou os gigantes do vôlei do país, como Rexona, BCN e Flamengo. Na ocasião, Cascavel fez história tento o segundo melhor público da Superliga feminina.

No início de 2012, Ladir assumiu a função de coordenador de voleibol de Cascavel. Como técnico da equipe de vôlei feminino, Ladir indicou um sucessor, Fernando Bonatto, atual técnico da equipe cascavelense. Em seu primeiro ano de trabalho, Fernando e Ladir conquistaram o Campeonato Estadual da Juventude (2012), a principal competição de base do voleibol paranaense. No início de 2013, Bonatto comandou a Seleção Paranaense Juvenil, inclusive, a apresentação da seleção e o período de treinamento foram realizados em Cascavel.

Fernando e Ladir tinham o objetivo de voltar a participar de uma Superliga. O primeiro passo foi dado no ano passado com a disputa da Liga Nacional, competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Cascavel foi para Blumenau (SC) para disputar a primeira fase desta competição que colocaria o campeão na Superliga, mas não teve êxito.

Depois, Cascavel comemorou o bicampeonato do Estadual da Juventude e conquistou a medalha de prata na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup`s), garantiu o terceiro lugar no Campeonato Estadual Adulto e a medalha de bronze nos Jogos Abertos do Paraná (Jap`s), disputados em Cascavel em novembro do ano passado.
Enquanto isso, Ladir e Fernando viabilizavam o retorno à Superliga. A oportunidade se ofereceu quando a Confederação Brasileira de Voleibol decidiu organizar a primeira edição da Superliga feminina Série B, uma competição de acesso à Superliga feminina. Para isso, Cascavel necessitou de parceiros e o ingresso na Superliga B se tornou possível graças à parceria entre os municípios de Cascavel e São José dos Pinhais e do patrocinador máster Caio Eventos. A nova equipe foi formada por jogadoras de várias cidades e estados, incluindo três cascavelenses, Bruninha (líbero), Anna Micaela (levantadora), Renata (oposta), Letícia (ponteira) e Nathália (líbero).
Cascavel está na quarta colocação da Superliga B com 6 pontos ganhos. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais e o campeão garante presença na próxima temporada da Superliga.

Equipe Técnica

Secretario De Esportes: Wanderlei Faust/ Supervisor: Ladir Salvi/ Técnico: Fernando Bonatto/ Assistentes Técnicos: Luciano Ferreira/Rafael Decker/Lucas Figueira.

Atletas

Anna Micaela, Arielle Correa, Barbara Krug, Bruna Silveira, Carla Albino, Cibele Melo, Duane Silva, Flavia Appel, Gabriela Pereira, Jessica Drapalski, Leticia Felippi, Liciê, Maiara Basso, Maria Silva, Mariana Leite, Nathalia Teixeira, Patricia Lima, Renata Antunes, Sabrine Wagner e Tamiris de Oliveira.