Escola do Legislativo explica funcionamento da Câmara a alunos da rede estadual

No último dia 7 de abril, o Colégio Estadual do Jardim Santa Cruz recebeu a Escola do Legislativo, que apresentou nas 8 turmas do ensino médio o Projeto “Poder Legislativo na Escola”. Tanto no período matutino quanto no noturno, os estudantes participaram de palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo, questões técnicas dos projetos de lei, função do Poder Legislativo e sua distinção, importância da representatividade do Poder Legislativo, comissões e o conceito de competência municipal, estadual e federal.

“Essa iniciativa busca aproximar a comunidade escolar da realidade municipal, levar os estudantes a conhecer o Poder Legislativo do seu município e o trabalho que este desenvolve, acompanhar as ações educativas e entender-se enquanto cidadão participante na sua escola, no bairro e na cidade”, explica Franciele Cordeiro, coordenadora da Escola do Legislativo.

O projeto se desenvolverá em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cascavel, que também levará aos colégios estaduais palestras e aulas sobre as diversas áreas dos direitos. Nos próximos dias, outras unidades escolares receberão o projeto, que também poderá incluir visitas às instalações da Câmara Municipal.

A coordenadora da Escola do Legislativo agradece a recepção de todos os servidores e estudantes do Colégio Estadual do Jardim Santa Cruz, que foi a unidade escolar que marcou o início dos trabalhos desse projeto.

Histórico do trabalho

A Escola do Legislativo apresentou em fevereiro deste ano, ao Núcleo Regional de Educação, o projeto “Poder Legislativo na Escola” e, por sugestão do Núcleo Regional de Ensino (NRE), uniu esforços com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Cascavel, que possui o Projeto OAB Vai à Escola, da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), que também já havia apresentado seu projeto para aplicação nas escolas.

O primeiro passo foi uma formação sobre estratégias pedagógicas ofertada pela Escola do Legislativo, na sede da OAB Cascavel, junto aos advogados que participam do projeto, que ocorreu no mês de março. As próximas ações visam contato com as unidades escolares e aplicação do projeto, que acontecerá ao longo do ano de 2022.