Em continuidade a série de visitas pela rede municipal de ensino, o vereador Paulo Porto (PCdoB), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Cascavel, esteve na Escola Municipal Maria Tereza Abreu de Figueiredo, no bairro Santa Cruz.
A visita na unidade não foi nada satisfatória, uma vez que foram constatados sérios problemas na escola que necessita de uma reforma emergencial. Questões estruturais visíveis com a necessidade de pinturas, paredes com rachaduras, forros em péssimo estado e uma rede elétrica precária com fiações que colocam em risco funcionários e alunos.
Na unidade não há qualquer adaptação à acessibilidade, um fato grave, já que a escola conta com pelo menos 15 alunos com necessidades especiais, além das turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno. “Temos crianças cadeirantes e os idosos que estudam a noite também encontram muitas dificuldades em rampas de acesso à escola e na entrada das salas de aulas”, conta a diretora Claudia Roberta Rose Ferreira.
Essa dificuldade impressionou o vereador. “De todas as escolas visitamos essa sem dúvida é a que está em pior condições no que diz respeito a acessibilidade”, comentou Porto. Outro fato que chamou a atenção do parlamentar é a falta de um refeitório na unidade. “Uma escola deste porte não tem um refeitório. É inaceitável que as crianças tenham que fazer suas refeições em salas de aula numa escola que conta com um espaço privilegiado”.
O terreno onde está edificada a escola conta com vários desníveis, o que se torna um grande problema nos dias de chuvas fortes, com alagamentos em algumas dependências da unidade.
Além das vistorias na estrutura das unidades, as visitas da presidência da Comissão de Educação também têm o intuito de levantar demandas dos professores e funcionários da escola. A equipe do Maria Tereza Abreu de Figueiredo apresentou sua preocupação com a aproximação da data-base dos servidores municipais e também com o cumprimento dos 33% de hora atividade.
“Cada escola é um mundo diferente, apresenta suas particularidades. Por isso estamos buscando fazer uma espécie de raio-x das unidades para apontar os principais problemas da rede municipal e, a partir daí, cobrarmos o Executivo em relação a essas demandas na busca da solução destes problemas”, afirma Paulo Porto.
Por Julio Carignano | Assessoria de Imprensa do vereador Paulo Porto
Legenda: Vereador constatou uma série de problemas na visita a escola do Santa Cruz
FOTO:
Julio Carignano
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br