Os vereadores Paulo Porto (PCdoB) e Carlinhos Oliveira (PSC), da Comissão de Educação da Câmara, estiveram nesta terça-feira (23) na Escola Municipal Tereza Périco Bernardini, no distrito de Juvinópolis. Foram recebidos pela diretora Silvana Alves Padilha, que apresentou a equipe que atende 174 alunos.
De acordo com a direção, a escola está hoje com um quadro fechado de funcionários, com apenas uma zeladora e uma cozinheira e nenhum professor para fazer a substituição caso um colega precise de atestado ou saia de licença-médica ou maternidade.
A maior questão, no entanto, é a estrutura física do local. As grades que circundam a escola e que deveriam separar a escola municipal da estadual estão quebradas e o muro, com rachaduras em vários pontos. O parque da escola foi pintado recentemente, porém não está apto para que as crianças utilizem o espaço, que não possui grama sintética, com areia e barro. As atividades de educação física são realizadas no saguão, pois não há ginásio de esportes. “Nos dias que chovem, precisamos carregar todas as crianças no colo, por que o saguão fica inundado”, conta Silvana Padilha.
Outro problema relatado é a falta de adaptação da escola para receber os alunos da pré-escola, que não conseguem utilizar os mesmos equipamentos escolares das crianças maiores.
“A equipe nos relatou que existe um planejamento para construir uma nova escola. Iremos conversar com a secretária Marcia Baldini para saber se esse projeto existe, se há verba provisionada e mesmo se tiver, que providências imediatas podem ser tomadas para resolver os problemas com a parte elétrica, hidráulica e estrutural”, explica Paulo Porto, presidente da Comissão.
Em anos anteriores a comunidade escolar já apresentou as demandas às secretarias competentes. Ainda em 2012, as dificuldades com a parte elétrica e os alagamentos foram denunciados à imprensa.
Segundo o vereador Carlinhos de Oliveira serão encaminhados ofícios para a prefeitura pedindo providências e um requerimento solicitando todos os dados relativos à construção de uma nova escola.
Assessoria de Imprensa/CMC