Inicialmente será um projeto piloto em duas escolas através de convênio entre Unioeste (Universidade do Oeste do Paraná) e Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, mas as aulas de Língua Italiana que serão ministradas, durante o contraturno escolar, poderão se tornar extensivas gradativamente à totalidade das escolas do município.
O ensino de Italiano nas escolas já é lei, mas ainda não faz parte do currículo escolar. Como não existem profissionais concursados para atender a inclusão da disciplina na grade, o vereador Gugu Bueno (PR) participando da discussão e intermediando a implantação do ensino em forma de projeto de extensão do curso de Letras (Italino) da Unioeste.
O tema já passou por rodadas de reuniões entre professores da Universidade, o próprio vereador, além do secretário de Educação, Valdecir Nath. Já se tem previsto que as primeiras turmas devem ser iniciadas no segundo semestre de 2013, restando agora a definição de quais escolas receberão o projeto piloto.
“Tenho convicção de que este projeto dará muito certo. Como bem lembra a coordenadora do projeto, aproximadamente 70% dos cascavelenses descendem de italianos. Existem muitos grupos culturais italianos na cidade e é esta uma língua que tem vínculo cultural com nossa história. Certamente, teremos uma procura muito grande pelo curso”, destaca Gugu Bueno.
A coordenadora do projeto de Italiano para Crianças, professora Alessandra Regina Ribeiro, explica que hoje estudantes com idades entre 7 e 9 anos aprendem o idioma na própria Unioeste e têm como docentes dissidentes do curso de Letras da instituição. Agora, em razão da grande oferta de profissionais formados na área, a proposta é levar esse grupo de licenciados para ensinar o Italiano nas escolas.
A inclusão do ensino de Italino nas escolas pública vem sendo acompanhado também pela Diretora do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes) da Unioeste, Elenita Conegero Pastor Manchope e pela professora Aline Freires dos Reis, que estiveram ontem em reunião com vereador Gugu Bueno (PR), com objetivo de dar celeridade à questão.
Por Jefferson Lobo | Assessoria de Imprensa CMC
LEGENDA:
Vereador Gugu, com as professoras Alessandra, Elenita e Aline
FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social