O ex-secretário de Educação de Cascavel, Valdecir Nath, não atendeu o convite da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Vereadores para comparecer nesta quarta-feira (3/5) na sessão do legislativo para esclarecer dúvidas referentes ao período que esteve no comando da pasta durante a gestão do ex-prefeito Edgar Bueno (PDT). A ausência foi justificada por questão de afastamento para tratamento de saúde.
O requerimento endereçado à Nath listou assuntos a serem esclarecimentos como atrasos das obras da Escola Municipal Ademir Correa Barbosa; recursos federais perdidos para construção de uma escola no Loteamento Gralha Azul; problemas em licitações; irregularidades em locações; problemas relacionados à merenda escolar e sobre professores cedidos para outras secretarias da administração pública.
O ex-secretário enviou um ofício à Comissão de Educação com algumas justificativas. Sobre a Escola Ademir Correta Barbosa, num primeiro momento Nath afirma não ter tido atrasos, porém no mesmo documento confirma que houve atraso na segunda etapa devido a acidentes de trabalhadores que fizeram com que a obra fosse suspensa por seis meses. Ele ainda justifica que a obra foi projetada em três etapas e que a terceira delas estava prevista para o orçamento de 2017.
A resposta que mais chamou atenção da Comissão de Educação foi relativa aos recursos perdidos da escola do Loteamento Gralha Azul. Nath respondeu que a responsabilidade pela construção era da coordenação municipal do Programa Minha Casa Minha Vida. “A justificativa é que era de responsabilidade da construtora? Que não seria mais problema do Executivo? E quem fiscalizava essa obra para que essa negligência não acontecesse?”, questiona o vereador Paulo Porto, presidente da comissão.
Sobre professores cedidos para outras secretarias da administração, Valdecir Nath tratou com naturalidade ao responder em ofício “que não é nenhuma novidade na administração pública e que o fato ainda acontece com maior ênfase na atual administração”. Na conclusão do documento, o ex-secretário de Educação destacou que durante 2016 todas as solicitações foram atendidas e que se permaneceram dúvidas foi “por lapso do Conselho Municipal de Educação”.
Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (3), Paulo Porto lamentou a ausência do ex-secretário Valdecir Nath. “Acato e respeito a justificativa, mas segue a necessidade de que o ex-secretário nos responda em viva voz algumas questões. A atual administração herdou uma rede municipal cheio de problemas e que sequer paga o piso dos professores”, concluiu o vereador.
Assesoria do vereador Paulo Porto