Foi protocolada na Câmara nesta quinta-feira (24) a Indicação 21/2019, de autoria do vereador Policial Madril (PMB). A matéria pede que a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) realize estudos técnicos para implantação de faixas de pedestres em formato 3D. De acordo com o vereador, a iniciativa tem baixo custo e pode ser uma alternativa inovadora para fazer os cascavelenses pisarem no freio.
Desenhadas em perspectiva, quando vistas de longe, estas faixas dão a impressão de serem um bloqueio e fazem com que os motoristas diminuam a velocidade. A implantação das faixas em vários países e inclusive, em cidades brasileiras, como Santo André e Primavera do Leste, por exemplo, pode diminuir o índice de atropelamentos e ajuda a controlar os episódios de alta velocidade, uma vez que apenas as faixas de pedestres não parecem ser suficientes para alertar os motoristas da necessidade de reduzir a velocidade e parar para os pedestres.
Madril ressalta ainda que a medida não fere o Código Brasileiro de Trânsito, uma vez que o Artigo 80 do Código prevê que o Contran pode autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalizações que ainda não estavam previstas no Código original.
Assessoria de Imprensa/CMC