A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara visitou nesta quarta-feira (20), a escola José Henrique Teixeira, no bairro Morumbi, em obras desde 2015.
A visita dos Fernando Winter, Pedro Martendal e Professor Paulino foi acompanhada pela diretora Sonia Soares da Luz e de representantes da Associação de Pais, Professores e Funcionários.
De acordo com as informações recebidas pelos vereadores, a reforma da escola – que tem mais de 30 anos – estava sob responsabilidade da empresa Engetecne. No entanto, a empresa encerrou o contrato sem que as obras estivessem finalizadas. O contrato, que era de cerca de R$ 1,5 milhão, não teve cumprido mais de 13% do projeto original. Uma nova licitação precisa ser aberta para que até o final do semestre a escola esteja com a reforma pronta.
A escola sofre há anos com problemas na estrutura, fiação elétrica, goteiras e acessibilidade e com as obras em andamento, as aulas foram prejudicadas. Com mais de 600 alunos, soluções temporárias precisaram ser encontradas, como unir turmas. “A comunidade escolar cobra uma definição dos gestores, para saber se a obra será efetivamente finalizada neste ano”, afirma o vereador Fernando Winter.
Após a visita, os vereadores decidiram que irão encaminhar requerimentos à prefeitura questionando: em que situação está a nova licitação? Qual a percentagem de recursos do Governo Federal e do município investidos? Como está a regulamentação das autorizações de funcionamento dos bombeiros, vigilância sanitária e outros órgãos? O município possui em caixa os recursos que devem ser destinados às obras?
Assessoria de Imprensa/CMC